170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Concertos UFRJ: Nazareth em violão de oito cordas

0
0
0
s2sdefault

A edição desta semana de Concertos UFRJ destaca o lançamento pelo violonista Nicolas de Souza Barros de um CD dedicado exclusivamente a obras de Ernesto Nazareth. O próprio Barros transcreveu as peças do compositor do piano para o violão de oito cordas. Com produção e apresentação do maestro André Cardoso, o programa é uma parceria da UFRJ com a rádio Roquette Pinto e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM.

 

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

 
 
Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!
Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.
   

Fabricado pelo emblemático luthier carioca Sergio Abreu, o instrumento tem uma corda mais aguda e outra mais grave em relação ao encordoamento do violão tradicional, sendo a corda mais aguda uma novidade dos anos 1990. As cordas mais graves existem em violões desde o início do século XIX, mas a corda mais aguda possibilita um aumento do registro do instrumento, gerando maiores opções nas transcrições das obras pianísticas.

Ernesto Nazareth é um dos maiores compositores brasileiros, considerado um expoente do "tango brasileiro", hoje reconhecido como choro. Nazareth deixou à posteridade 90 tangos, 40 valsas, 28 polcas e mais hinos, sambas, marchas, quadrilhas, entre outros gêneros, perfazendo um total de 214 composições. Devido à sua importância para a música, os manuscritos do compositor foram declarados patrimônio cultural da Humanidade pela Unesco, na categoria Memória do Mundo.

Lançado pelo selo MCK Multimidia, o CD reúne 14 peças de Nazareth. No repertório do álbum, entre outros sucessos Batuque, Carioca e o inconfundível Odeon.

O Intérprete

Doutor em Música (UNIRIO – 2008), Nicolas de Souza Barros é um dos mais conceituados especialistas do país em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, como os violões de oito e seis cordas, alaúdes diversos, vihuela e guitarra barroca. Estudou com Turíbio Santos, Leo Soares e Michael Lewin. Já se apresentou em diversos países europeus, latinos e norte-americanos, assim como nos principais centros brasileiros. Dedica-se a partir de 2004 ao violão de oito cordas de afinação expandida, cuja primeira corda é afinada uma quarta acima da corda mais aguda do violão tradicional, e para o qual está criando um repertório novo composto por arranjos de obras originais para outros instrumentos.

Desde 1990, é professor de violão clássico e matérias conexas da UNIRIO. Integra o conhecido conjunto de música antiga Quadro Cervantes (2 CDs) e o Duo Folia (1 CD) com o violoncelista David Chew. Em 2009, gravou o CD Danças Brasileiras com o Quarteto Carioca de Violões. Já trabalhou como músico convidado e arranjador em várias minisséries para TV.

Desde 2001, é o Diretor Artístico da Associação de Violão do Rio (AV-Rio). Encomendou e estreou dezenas de obras para violão (estreando nacionais e mundiais), tocando em seis Bienais de Música e colaborando com compositores como Edino Krieger, Ricardo Tacuchian, H. Dawid Korenchendler, Alexandre Eisenberg, Nicanor Teixeira, Arthur Verocai, Pauxy Gentil-Nunes, J. Orlando Alves, Marcelo Rauta, e Luiz Otávio Braga, entre outros. Realizou estreias nacionais e mundiais de obras de Francisco Mignone, Ronaldo Miranda (Concerto para Quatro Violões e Orquestra – Sinfônica de Baltimore; 2004), Heitor Villa-Lobos (Valse-Choro para violão - 2007) e Luis Otávio Braga (Concerto para Violão e Orquestra - 2011). É comumente chamado para tocar com orquestras nacionais e lecionar em festivais de música no Brasil e no estrangeiro.

 

***

 

Resultado de um convênio da UFRJ com a Roquette Pinto, o programa radiofônico Concertos UFRJ vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94.1 FM. Apresentado por André Cardoso, regente titular da OSUFRJ, as edições passadas podem ser acompanhadas no podcast, áudio sob demanda, da Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

ERNESTO NAZARETH

 

Por NICOLAS DE SOUZA BARROS

 

 cdnicolasbarros2014x300

Faixas

1. Batuque, 4:50
2. Confidências, 4:53
3. Carioca, 4:19
4. Atrevidinha, 3:02
5. Tenebroso, 3:22
6. Famoso, 2:56
7. Improviso, 4:10
8. Floraux, 3:51
9. Marietta, 3:15
10. Não me fujas assim, 3:07
11. Odeon, 2:53
12. Nenê, 3:18
13. Fon-Fon, 2:31
14. Coração que sente, 5:16

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais