Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Concertos UFRJ: Nazareth em violão de oito cordas
Concertos UFRJ: Nazareth em violão de oito cordas PDF Imprimir E-mail
Escrito por SeTCOM   
Seg, 26 de Maio de 2014 23:07

A edição desta semana de Concertos UFRJ destaca o lançamento pelo violonista Nicolas de Souza Barros de um CD dedicado exclusivamente a obras de Ernesto Nazareth. O próprio Barros transcreveu as peças do compositor do piano para o violão de oito cordas. Com produção e apresentação do maestro André Cardoso, o programa é uma parceria da UFRJ com a rádio Roquette Pinto e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM.

 

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

 
 
Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!
Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.
   


Fabricado pelo emblemático luthier carioca Sergio Abreu, o instrumento tem uma corda mais aguda e outra mais grave em relação ao encordoamento do violão tradicional, sendo a corda mais aguda uma novidade dos anos 1990. As cordas mais graves existem em violões desde o início do século XIX, mas a corda mais aguda possibilita um aumento do registro do instrumento, gerando maiores opções nas transcrições das obras pianísticas.


Ernesto Nazareth é um dos maiores compositores brasileiros, considerado um expoente do "tango brasileiro", hoje reconhecido como choro. Nazareth deixou à posteridade 90 tangos, 40 valsas, 28 polcas e mais hinos, sambas, marchas, quadrilhas, entre outros gêneros, perfazendo um total de 214 composições. Devido à sua importância para a música, os manuscritos do compositor foram declarados patrimônio cultural da Humanidade pela Unesco, na categoria Memória do Mundo.


Lançado pelo selo MCK Multimidia, o CD reúne 14 peças de Nazareth. No repertório do álbum, entre outros sucessos Batuque, Carioca e o inconfundível Odeon.


O Intérprete


Doutor em Música (UNIRIO – 2008), Nicolas de Souza Barros é um dos mais conceituados especialistas do país em instrumentos eruditos de cordas dedilhadas, como os violões de oito e seis cordas, alaúdes diversos, vihuela e guitarra barroca. Estudou com Turíbio Santos, Leo Soares e Michael Lewin. Já se apresentou em diversos países europeus, latinos e norte-americanos, assim como nos principais centros brasileiros. Dedica-se a partir de 2004 ao violão de oito cordas de afinação expandida, cuja primeira corda é afinada uma quarta acima da corda mais aguda do violão tradicional, e para o qual está criando um repertório novo composto por arranjos de obras originais para outros instrumentos.


Desde 1990, é professor de violão clássico e matérias conexas da UNIRIO. Integra o conhecido conjunto de música antiga Quadro Cervantes (2 CDs) e o Duo Folia (1 CD) com o violoncelista David Chew. Em 2009, gravou o CD Danças Brasileiras com o Quarteto Carioca de Violões. Já trabalhou como músico convidado e arranjador em várias minisséries para TV.


Desde 2001, é o Diretor Artístico da Associação de Violão do Rio (AV-Rio). Encomendou e estreou dezenas de obras para violão (estreando nacionais e mundiais), tocando em seis Bienais de Música e colaborando com compositores como Edino Krieger, Ricardo Tacuchian, H. Dawid Korenchendler, Alexandre Eisenberg, Nicanor Teixeira, Arthur Verocai, Pauxy Gentil-Nunes, J. Orlando Alves, Marcelo Rauta, e Luiz Otávio Braga, entre outros. Realizou estreias nacionais e mundiais de obras de Francisco Mignone, Ronaldo Miranda (Concerto para Quatro Violões e Orquestra – Sinfônica de Baltimore; 2004), Heitor Villa-Lobos (Valse-Choro para violão - 2007) e Luis Otávio Braga (Concerto para Violão e Orquestra - 2011). É comumente chamado para tocar com orquestras nacionais e lecionar em festivais de música no Brasil e no estrangeiro.

 

***

 

Resultado de um convênio da UFRJ com a Roquette Pinto, o programa radiofônico Concertos UFRJ vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94.1 FM. Apresentado por André Cardoso, regente titular da OSUFRJ, as edições passadas podem ser acompanhadas no podcast, áudio sob demanda, da Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

ERNESTO NAZARETH

 

Por NICOLAS DE SOUZA BARROS

 

 cdnicolasbarros2014x300


Faixas


1. Batuque, 4:50
2. Confidências, 4:53
3. Carioca, 4:19
4. Atrevidinha, 3:02
5. Tenebroso, 3:22
6. Famoso, 2:56
7. Improviso, 4:10
8. Floraux, 3:51
9. Marietta, 3:15
10. Não me fujas assim, 3:07
11. Odeon, 2:53
12. Nenê, 3:18
13. Fon-Fon, 2:31
14. Coração que sente, 5:16

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Dom, 01 de Junho de 2014 17:59
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO