Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Concertos UFRJ: Gravações raras de compositores brasileiros
Concertos UFRJ: Gravações raras de compositores brasileiros PDF Imprimir E-mail
Escrito por SeTCOM   
Ter, 15 de Outubro de 2013 09:46

Concertos UFRJ, programa radiofônico resultado de uma parceria da UFRJ com a Roquette Pinto, destaca esta semana gravações raras de compositores brasileira. Fonogramas que cobrem um período de mais de quatro décadas do século passado – desde final dos anos 1910 até meados do século passado. Um material que, afora a importância história intrínseca, delineia um panorama dos padrões interpretativos de uma época, não raro, diversos dos predominantes hoje em dia.

 

   
 
podcast

Ouça aqui o programa: 

 
 
Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!
Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

Extraídos de antigos discos, há muito fora do mercado, ou de registos de concertos ao vivo, esses áudios guardam, é claro, a marca dos recursos técnicos então disponíveis, assim como das opções estéticas vigentes.

 

Carlos Gomes


Dos grandes músicos brasileiros Carlos Gomes foi sem dúvida quem mais chamou atenção da nascente indústria radiofônica. Intérpretes de peso se renderam à jovialidade de sua produção operística. Foi o caso do tenor italiano Enrico Caruso, que gravou árias e duetos de suas obras mais famosas. O programa destacou a sua interpretação de Caruso da canzonetta “Mia Piccirella”, do primeiro ato de Salvator Rosa. A gravação é de 1919.

 

O soprano Bidu Sayão também manifestou apreço pela produção do compositor campineiro. “La piccola brasiliana”, como era conhecida, fez carreira nos Estados Unidos, como uma das grandes atrações do Metropolitan Opera House de Nova York. Com Sayão, a edição de Concertos UFRJ destacou a interpretação, datada de 1935, da ária “C'era una volta un principe”, do segundo ato de Il Guarany.

 

Muitas das gravações apresentadas no programa, sobretudo as mais antigas, foram feitas em estúdio com orquestras especialmente arregimentadas. O material não informa, infelizmente, detalhes sobre esses músicos. De outras desconhecemos até a data do registro. É o caso das gravações de obras de Carlos Gomes realizadas por Francisco Mignone na Itália regendo a Orquestra Sinfônica da Rádio de Turim. Datadas provavelmente dos anos 1940, são muito raras e foram lançadas na Europa pelo selo Parlafon no formato de discos de 78 rotações.

 

Dessas preciosidades, a edição apresentou interpretação de Mignone para as aberturas de Il Guarany e Salvator Rosa. A restauração do áudio tem assinatura do professor Eduardo Monteiro, da Escola de Música.

 

Mignone, Lorenzo Fernández e Villa-Lobos

 

Foto: Reprodução
toscanini400
Toscanini, importantes gravações de autores brasileiros.

Obras de Francisco Mignone também foram executadas por orquestras importantes internacionalmente. É o caso da gravação de sua “Fantasia para piano e orquestra” pela Orquestra Sinfônica da NBC, conduzida por ninguém menos que o lendário Arturo Toscanini. O registro data de 14 de novembro, na cidade de Nova York. O solista, Bernardo Segall.

 

O “Batuque”, terceira parte da Suíte Reisado do Pastoreio escrita por Lorenzo Fernández, também chamou atenção do maestro italiano. Essa obra, mereceu do regente, uma famosa gravação, feita em 14 de maio de 1940, em concerto na capital norte-americana. A Orquestra, uma vez mais, a Sinfônica da NBC, que Toscanini dirigiu até se retirar em decorrência de problemas de saúde.

 

Finaliza o programa o “Papagaio do Moleque”, obra de Heitor Villa-Lobos. Na gravação, o próprio compositor rege a Symphony of The Air, a antiga NBC de Toscanini. O registro data de 12 de julho de 1959 e foi feito em Nova York, no Empire State Music Festival, naquele que seria o último concerto de Villa-Lobos.


***


Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto, a série Concertos UFRJ conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da EM, e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM. As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Ter, 15 de Outubro de 2013 20:32
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO