Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Temporada 2013 Concertos UFRJ: Trio alemão grava música de câmara brasileira
Concertos UFRJ: Trio alemão grava música de câmara brasileira PDF Imprimir E-mail
Escrito por SeTCOM   
Ter, 11 de Junho de 2013 07:30

Resultado de uma parceria da Escola de Música com a rádio Roquette Pinto, o programa Concertos UFRJ dedica a edição desta semana ao lançamento do CD dedicado integralmente à produção de câmara brasileira dos períodos romântico e nacionalista. Intitulado “Brasilianishe Kammermusic” (Música de Câmara Brasilweira), é uma projeto encabeçado pelo conceituado pianista alemão Michael Uhde, com duas de suas filhas, a violinista Katharina Uhde e a violoncelista Tatjana Uhde.

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

A ligação de Michael Uhde com o Brasil é antiga. Docente da Escola Superior de Música de Karlsruhe, Alemanha, da qual é atualmente vice-reitor, visita com frequência nosso país para participar de atividades acadêmicas e artísticas. Como pesquisador, tem grande interesse pela música de câmara brasileira o que o levou a colecionar um grande acervo de partituras e documentos sobre compositores brasileiros.

 

Os três músicos, que desenvolvem isoladamente carreias de sucesso, estiveram recentemente no Brasil, para divulgar o álbum que foi produzido aqui, mas gravado no início do ano em Karlsruhe. O repertório inclui obras significativas de Henrique Oswald, Alberto Nepomuceno, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri e Luciano Gallet. Ao todo seis peças escritas para violino e piano; para violoncelo e piano; e para violino, violoncelo e piano.

 

O Trio

 

O pianista Michael Uhde nasceu em uma família musical, recebendo as primeiras aulas de seu pai, Jürgen Uhde, pianista e autor de vários livros importantes para a literatura do instrumento. Estudou na Universidade de Música de Freiburg, com Carl Seemann e, como bolsista do Studienstiftung des Deutschen Volkes, com Bruno Canino, no Conservatório G. Verdiem Milão. Apresentou-se por diversos países em inúmeras formações de câmara, a citar, entre elas, os duos com o violoncelista Antonio Meneses e com o violinista Antonio Pellegrini. Colaborou com diversos grupos, tais como o "Schumann Ensemble", "Ensemble 13 Baden-Baden" e o "Ensemble Recherche", o que possibilitou a realização de turnês pela Europa, Estados Unidos e América do Sul. Michael Uhde é, desde 1996, catedrático de Piano e Música de Câmara na Universidade de Música de Karlsruhe. Seu prestígio como docente tem lhe valido constantes convites para compor júris de concursos e ministrar cursos em países como Itália, Rússia, Canadá, Suécia, Suíça, Áustria e Noruega.

 

Foto:  Divulgação

trioudhe

Família de músicos: Michael, Katharina e Tatjana.

Katharina Uhde estudou na Universidade de Música de Karlsruhe com Josef Rissin e, depois, com Ulf Hoelscher, recebendo os diplomas de artista e de professora, com distinção. Com uma bolsa de estudos Fulbright foi para os Estados Unidos, onde concluiu o doutorado em Artes Musicais na Universidade de Michigan sob a orientação de Stephen Shipps. Participando de extensas atividades como camerista junto ao Quarteto Viktor Ullmann, ganhou competições internacionais, como o “Concertino Praga”, e participou de recitais de música de câmara com Martha Argerich e Ivri Gitlis. Como solista, apresentou-se com diversas orquestras na Europa e nos Estados Unidos, como a Filarmônica de Baden-Baden e a Orquestra da Universidade de Michigan, e, em 2012, com a Orquestra da Universidade de Música de Belgrado e a Sinfonietta Lemberg.

 

As primeiras aulas de violoncelo de Tatjana Uhde começaram com sua mãe Sanja Uhde. Estudou com Martin Ostertag na Universidade de Música de Karlsruhe, e com Philippe Muller no Conservatório Nacional Superior de Música e de Dança de Paris, onde se graduou e obteve o diploma de artista, com distinção. Concluiu seus estudos com Antonio Meneses, na Universidade de Música de Berna. Recebeu o primeiro prêmio no Concurso Internacional de Música de Câmara “Concertino Praga” e o segundo prêmio no prestigioso Concurso Internacional de Violoncelo-Solo “Witold Lutoslawski”, em Varsóvia. Em março de 2013, o Quarteto de Cordas Capriccio, do qual faz parte, recebeu o primeiro prêmio no “Concurso Internacional de Música de Câmera”, em Illzach. Atualmente é violoncelista solista na Ópera Nacional de Paris.

 

* * *

 

Resultado de um convênio da UFRJ com a Roquette Pinto, o programa radiofônico Concertos UFRJ vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94.1 FM. Apresentado pelo professor André Cardoso, as edições passadas podem ser acompanhadas no podcast, audio sob demanda, da Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

triouhdecapacd350

 

Repertório do CD

 

Henrique Oswald

Trio para piano em Ré Maior Op. 28 (1987)

I. Allegro Moderato

II. Scherzo (Presto) – Piú Moderato

III. Adagio

IV. Presto

 

Henrique Oswald

Sonatina em Fá Sustenido Menor para Trio de piano (1908)

Allegro

 

Alberto Nepomuceno

Tarantella para violoncelo com acompanhamento de piano (1908)

Vivo


Francisco Mignone

Canção sertaneja para violino, violoncelo e piano (1932)

 

Camargo Guarnieri

Canção sertaneja para violino e piano (1928)

Dolentemente

 

Luciano Gallet

Elegia para violoncelo e piano

Lento

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Qua, 12 de Junho de 2013 18:25
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO