Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Orquestra de Sopros

Orquestra de Sopros

Institucional >> Conjunto Estáveis

Formada por alunos da disciplina Prática de Orquestra...

Class aptent taciti sociosqu ad litora torquent per conubia nostra, per inceptos himenaeos. Cras aliquam, ante quis convallis semper, nunc…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Concertos UFRJ: Especial de Natal
Concertos UFRJ: Especial de Natal PDF Imprimir E-mail
Escrito por SeTCOM   
Ter, 25 de Dezembro de 2012 08:19

Concertos de Natal apresentam esta semana uma seleção de obras natalinas. Afinal a data, que inspirou longo do tempo um grande número de compositores, deu origem a um repertório específico e vasto que conta com criações emblemáticas como os famosos oratórios de Natal de J. S. Bach e o conhecidíssimo “Messias” de Haendel. Na edição, entretanto, os destaques são criações mais recentes de músicos ingleses, franceses e norte-americanos, o que mostra o caráter universal desta tradição. Resultado de uma parceria da UFRJ com a rádio Roquette Pinto, o programa vai ao ar toda segunda feira às 22h na sintonia 94,1 FM e conta com a produção e apresentação de André Cardoso, professor da Escola de Música.

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.
     

Inglaterra

 

A tradição inglesa é repleta de obras dedicadas ao natal, especialmente aquelas para coro. Um exemplo dessa copiosa produção é a conhecida Fantasia sobre Canções de Natal do compositor Ralph Vaughan Williams, que viveu entre 1872 e 1958. Considerado em seu país uma glória nacional, Williams escreveu sinfonias, música de câmara, ópera, música coral e trilhas para filmes. A obra apresentada no programa foi composta para o Natal de 1912 a partir de quatro canções tradicionais inglesas, das quais era grande pesquisador e admirador. A versão que foi ao ar conta com o barítono John Barrow como solista, o Coro da Catedral de Guildford e orquestra dirigida por Barry Rose.

 

França

 

Os franceses, embora não tenham deixado oratórios tão representativos quanto os compositores ingleses e alemães, contribuíram com obras maravilhosas para o repertório natalino. O compositor Camile Saint-Saenz (1836-1921), por exemplo, compôs seu conhecido Oratório de Natal op. 12 em 1858, aos 23 anos.

 

Obra de orquestração modesta, que pede apena um grupo de cordas e mais um órgão e uma harpa, no entanto, cria sonoridades belíssimas que emolduram os solos do quarteto vocal. Rica em lirismo e de caráter contemplativo é uma peça encantadora com lindos solos e trechos corais e dividida em onze partes com texto em latim. A introdução orquestral é uma pastoral na qual o compositor foi claramente inspirado pelo movimento semelhante do Oratório de Natal de Bach. Já o coro final lembra os oratórios de Haendel. A interpretação veiculada conta com Ute Selbig, soprano, Elisabeth Wilke, mezzo, Annette Markert, contralto, Armin Ude, tenor, Egbert Junghanns, barítono, Jutta Zoff na harpa e Michael Winkler ao órgão. O coro e orquestra filarmônica de Dresden são dirigidos por Martin Flämig.

 

EUA

 

As mais célebres canções natalinas tradicionais de todo o mundo foram reunidas em uma obra que o compositor norte-americano Leroy Anderson (1908-1975), um dos maiores compositores de seu país, chamou de Christmas Festival. Podemos identificar, entre outras, The first Noel, Jingle Bells, Noite Feliz e Adese Fideles. A versão veiculada apresenta a Orquestra Sinfônica da UFRJ  (OSUFRJ) sob a direção de André Cardoso.

***

 

Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto, a série Concertos UFRJ conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da EM, e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM. As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Seg, 14 de Janeiro de 2013 21:41
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO