Violinista Oscar Bohórquez faz palestra na EM

O violinista Oscar Bohórquez (foto), de origem alemã-uruguaia, realiza palestra dia 3 de maio, 15h, na Sala 2116 do Prédio de Aula III da Escola de Música, Edifício Ventura. O tema, “Aspectos da preparação da performance”. O evento é aberto a alunos de pós-graduação, graduação e interessados.

Em turnê pelo Brasil, o violinista se apresenta como solista da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro em Brasilia e da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense.

A viagem conta com o apoio do Goethe Institut.

Oscar Bohórquez

Reprodução
 bohorquezfrente
 Oscar Bohórquez com seu violino Giovanni Battista Guadagnini, a "Grande Dama", de 1770.

“Um talento excepcional, com grande profundidade musical” – assim o violinista alemão Oscar Bohórquez é definido por Christoph Eschenbach, diretor musical da Orquestra Sinfônica Nacional de Washington DC.

Oscar Bohórquez estreou como solista de violino em 20 de setembro de 2009, com a Orquestra Filarmônica de Londres.

Ele realizou seus estudos no prestigiado Curtis Institute of Music, da Filadélfia, com o professor Aaron Rosand, de 1998 a 2002, e na Universidade de Música de Viena, com o professor Günter Pichler do Quatuor Alban Berg, de 2002 a 2008.

As turnês o conduziram em seguida às mais renomadas salas alemãs, como a Musikhalle em Hambourg, o Meistersingerhalle em Nuremberg, Liederhalle em Stuttgart, e a Alte Oper Frankfurt. Foi assistido igualmente na Sala Filarmônica de Berlim, em 1997 e 2016.

As atividades musicais solo e de câmara o conduziram igualmente à Suíça, Alemanha, Áustria, Reino Unido, Estados Unidos, Espanha, Itália, México, República Tcheca, Tailândia, Peru, Argentina, Brasil e Uruguai. Em 2010 e 2017, Oscar Bohórquez participou do festival de Kronberg, colaborando com os renomados Gidon Kremer e Christoph Eschenbach.

Ele também atua na música de câmara, em colaboração com o pianista Gustavo Beytelmann.

Seu álbum solo com músicas de Piazzolla, Hummel e Ysaye foi divulgado na internet, no  amazon.com, em setembro de 2009, assim como Seduced, em 2011.

Paralelamente, Oscar e seu irmão, o violoncelista Claudio Bohórquez, formam o Duo Bohórquez, que estreou em 2007 no Gewandhaus de Leipzig, com a Orquestra da Rádio MDR.

Oscar Bohórquez toca um violino Giovanni Battista Guadagnini, a "Grande Dama". de 1770, que antes pertencia a Günter Pichler, do Quatuor Alban Berg.

Ele reside em Paris, São Paulo e Alemanha.

SERVIÇO
Predio de Aulas III da Escola de Música da UFRJ. Edifício Ventura Corporate Towers Avenida República do Chile, 330, 21º andar, Torre Leste- Sala 2116. Gratis. 3 de maio, 15h.