Um Novo Olhar lança Anais do I Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ

O Projeto Um Novo Olhar recentemente publicou em seu site os Anais do I Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ. O evento aconteceu no Rio de Janeiro, em agosto de 2023, contou com mais de 300 inscritos e reuniu professores e regentes de todas as regiões brasileiras e também do estrangeiro. A programação incluiu apresentações de trabalhos, mesas-redondas, oficinas, práticas musicais, lançamento de livros e apresentações, contemplando aspectos importantes da pedagogia e da performance coral para grupos infantis, juvenis e adultos.

Os trabalhos então apresentados compõem o livro lançado agora, que pode ser baixado aqui.

"A publicação dos Anais do I Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ é um motivo de muito orgulho, para mim”, festeja a professora Juliana Melleiro Rheinboldt, que, ao lado da também professora Maria José Chevitarese, coordenou o congresso. “Este tipo de publicação mantém viva a memória de um evento e fomenta trocas de saberes e crescimento à pesquisa e à prática coral. No Brasil, infelizmente, não temos uma revista ou periódico específico de Canto Coral. Muitas vezes, temos que ‘pedir licença’ para compartilhar nossos trabalhos científicos em publicações voltadas à Educação Musical e à Performance Musical, por exemplo. É muito saber que em nosso congresso há um espaço assegurado para quem pesquisa, estuda e vivencia o Canto Coral. Desejo que esta seja só a primeira de muitas publicações que estão por vir”, diz Juliana.

Sobre o projeto Um Novo Olhar
Desenvolvido conjuntamente por Funarte e UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, como parte do programa Arte de Toda Gente, o projeto Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. O projeto promove e apoia seminários, workshops e congressos com profissionais que atuam nesse segmento. E tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências, com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; e com uma série de publicações para o segmento.

Arte de Toda Gente
O programa Arte de Toda Gente (www.artedetodagente.com.br) é uma parceria entre a Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro e teve início em 2020, contemplando o desenvolvimento dos projetos Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br), Bossa Criativa (www.bossacriativa.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovolhar.art.br). A esse conjunto de projetos incluíram-se posteriormente o Arte em Circuito, a XXIV Bienal de Música Brasileira Contemporânea, o Projeto Bandas: Sistema Pedagógico de Apoio às Bandas de Música, o Projeto Ópera e a Academia Arte de Toda Gente. Todos com a curadoria da Escola de Música da UFRJ. Tal parceria atualmente viabiliza centenas de outras parcerias pelo Brasil, com as mais importantes instituições de arte, cultura e educação.

ANAISCONGRESSO