Um Novo Olhar apresenta Mostra Coral no Festival Arte de Toda Gente

Estreia neste sábado, dia 21/8 às 14h, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube, e no site www.umnovoolhar.art.br, o primeiro dos dois vídeos da Mostra Coral do projeto Um Novo Olhar. Parte da programação do Festival Arte de Toda Gente, a mostra reúne coros de cidades históricas brasileiras e mostrará um pouco da rica diversidade coral existente no Brasil. A segunda parte das apresentações será veiculada no dia 28/8 e ambos vídeos contam com tradução em libras. O projeto Um Novo Olhar é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

No primeiro vídeo da mostra, se apresentarão o coral Vivace de Sergipe (regência de Sergio Chagas), o Coro Juvenil do Conservatório Pernambucano de Música, de Recife (Abinaésia Souza); o Coral da Aldeia Araponga, de Paraty (Nino Benite da Silva) e o Coral da Universidade Federal do Maranhão, da cidade de São Luiz do Maranhão (Jonathan da Silva Souza). Participam ainda, representando Minas Gerais, os corais da Universidade Federal de Ouro Preto (Edésio Lara); ANSEF/PF de Belo Horizonte (Leonardo Cunha) e o Canarinhos de Itabirito (Eric Lana).

A Mostra continua no dia 28/8, também às 14h, com a estreia do segundo vídeo. Nele, do Estado do Rio, estarão o Coral Guarani Tenonderã, da região de Paraty e Angras do Reis, coordenado por Tupã, índio da aldeia Guarani, e o Coral das Meninas Canarinhos de Petrópolis, sob a regência de Marcelo Vizani. Já do Rio Grande do Sul, se apresentará o Coral de Meninas de Bom Princípio, regido por Márcio Buzzato e, finalizando a amostra, o coral Cantus Firmus, de Brasilia, com regência de Isabella Sekeff.

O festival

Iniciado em 21 de julho, o Festival Arte de Toda Gente reúne mais de 100 professores e mais de 400 artistas das mais diversas vertentes e origens geográficas, em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas, transmitidas gratuitamente pela internet. Em um só grande evento, pela primeira vez, estão sendo oferecidas atividades promovidas pelos três projetos do programa Arte de Toda Gente: Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, que compõem o programa Arte de Toda gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Corais participantes

1º Vídeo (21/8)

Coral Vivace de Sergipe (Maestro Sergio Chagas)
Coro Juvenil do Conservatório Pernambucano de Música (Regência de Abinaésia Souza)