Error
  • The template for this display is not available. Please contact a Site administrator.

Editora UFRJ disponibiliza livros para download gratuito

A UFRJ faz 100 anos em 2020 e quem ganha o presente é a sociedade. A Editora UFRJ acaba de disponibilizar, para download gratuito, livros esgotados, de várias áreas do conhecimento, que marcaram sua trajetória.

Até o momento, 15 obras já estão disponíveis para livre download, em formato PDF. São elas: 

• A razão nômade: Walter Benjamin e outros viajantes (Sergio Paulo Rouanet);

• A face oculta da nutrição: ciência e ideologia (Maria Lúcia M. Bosi);

• A aventura freudiana: elaboração e desenvolvimento do conceito de inconsciente em Freud (Carlos Alberto Plastino);

• Ciência e liberdade: escritos sobre ciência e educação no Brasil (José Leite Lopes);

• Cor e criminalidade: estudo e análise da justiça no Rio de Janeiro, 1900-1930 (Carlos Antonio Costa Ribeiro);

• Manual de telejornalismo (Luís Carlos Bittencourt);

• Duas conferências (Gilberto Velho e Otávio Velho);

• Os doces corpos do hospital: as enfermeiras e o poder institucional na estrutura hospitalar (Cristina Maria Douat Loyola);

• O homem sem fundamentos: sobre linguagem, sujeito e tempo (Marcio Tavares d’Amaral);

• Nelson Rodrigues: trágico então moderno (Angela Leite Lopes);

• As pastorinhas de Realengo (Ermelinda Azevedo Paz);

• A poesia popular na república das letras: Silvio Romero folclorista (Cláudia Neiva de Matos);

• Do Barroco: ensaios (Afrânio Coutinho);

• Intelectuais e guerreiros (Alzira Alves de Abreu);

• O parentesco imaginário (Cristina Loyola Miranda). 

A Editora UFRJ está negociando com seus autores a cessão dos direitos autorais referentes a publicações que continuam em circulação, para que mais livros sejam disponibilizados gratuitamente.

Segundo o diretor da Editora, Marcelo Jacques, a intenção é disseminar a leitura: “Nossa ideia é que mesmo livros que estão à venda, em formato de papel, possam ficar à disposição para download gratuito, sem que isso signifique a falta de interesse pela compra. Existe público para os dois formatos e o que queremos é alcançar cada vez mais leitores”.