Sinos lança Academia de Ópera. Primeira produção destaca “O Engenheiro”, de Tim Rescala

Será lançada com uma live, no dia 7 de outubro, quinta-feira, às 18h, com transmissão do canal Arte de Toda Gente, no Youtube, a Academia de Ópera Sinos. Com coordenação do maestro Silvio Viegas, esta nova vertente do Sistema Nacional de Orquestras Sociais tem como objetivo introduzir a prática da ópera e seus subgêneros nos projetos sociais que atuam no ensino coletivo dos instrumentos orquestrais, com a formação de orquestras, e junto a instituições que mantenham orquestras jovens.

Divulgação

Tim Rescala

O projeto envolve a produção de videoaulas, ministradas por gabaritados profissionais brasileiros da ópera, com conteúdos históricos, musicais, estilísticos, técnicos e também de produção e gestão. E inclui a ainda a criação e apresentação de quatro novas óperas de câmara, encomendadas pelo projeto aos compositores Tim Rescala, João Guilherme Ripper, André Mehmari e Eli-Eri Moura. O Sinos é uma parceria da Fundação Nacional de Artes - Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

A live de lançamento contará com a participação dos maestros Silvio Viegas e Juliano Dutra Aniceto, da cantora lírica Carolina Faria, de Flávia Furtado, produtora do Festival Amazonas de Ópera, e do compositor Tim Rescala, sob a mediação de André Cardoso, coordenador do Sinos.

Apresentações em todo o país

Divulgação

Carolina Faria, cantora lírica, participa da live de lançamento da Academia de Ópera Sinos

Produzidas para o formato de câmara, com instrumentação flexível, as obras criadas para a Academia de Ópera Sinos poderão ser oferecidas a diferentes públicos, inclusive em cidades e localidades nas quais a população não tem acesso habitual a espetáculos desse gênero. Não somente aos projetos sociais, mas também a diferentes instituições que queiram inserir a ópera em suas práticas musicais e pedagógicas. Para isso, serão utilizados não só a rede de 92 teatros com fosso (para orquestra) existentes no país, mas também espaços alternativos.

Para a produção dos espetáculos, o Sinos está estabelecendo parcerias com instituições como teatros, universidades, orquestras profissionais ou companhias independentes. Entre estas, estão o teatro São Pedro de Porto Alegre, a Fundação Clóvis Salgado, do governo do Estado de Minas Gerais, a Orquestra Ouro Preto e o Teatro São Pedro de São Paulo.

No processo de produção dos espetáculos, as instituições parceiras receberão jovens artistas, que trabalharão junto aos profissionais responsáveis pela direção musical, direção cênica, equipe criativa e produção, sendo qualificados para integrarem a cadeia produtiva da ópera.

A primeira produção da Academia de Ópera Sinos é a ópera “O Engenheiro” de Tim Rescala e que se passa no dia da Proclamação da República, tendo como personagem principal André Rebouças. Sua estreia será em 17 de outubro de 2021, no Thetaro São Pedro de Porto Alegre, sob a regência de Evandro Matée e direção cênica de José Henrique Moreira.

O projeto Sinos

Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras escola de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.