Sinos apresenta Orquestra Jovem Alegro

Formada por jovens de 18 a 29 anos, vindos de todo o Brasil, orquestra (foto) de projeto social curitibano interpreta peças de Harry Crowl e Henrique de Curitiba, integrantes do repertório do Sistema Nacional de Orquestras Sociais - Sinos. Recital estreia nesta sexta-feira, 21 de maio, às 18h. Projeto é parceria da Funarte com a UFRJ.

O rquestra Jovem Alegro

Reprodução

Estreia nesta sexta-feira, 21 de maio, às 18h, o segundo recital da temporada 2021 da série Concertos Sinos, do Sistema Nacional de Orquestras Sociais. Na apresentação, a Orquestra Jovem Alegro – OJA de Curitiba, Paraná, é conduzida pelo maestro Alejandro Aldana e apresenta obras de dois compositores paranaenses, Henrique de Curitiba e Harry Crowl O Sinos é uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música. O concerto estará disponível no site www.sinos.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

Projeto educacional mantido pela Associação Musical Alegro, de Curitiba, a OJA gravou para os Concertos Sinos trabalhos de dois compositores representativos da música paranaense. De Harry Crowl, “Aventuras no Quintal”, uma obra composta por encomenda do Sinos e que reúne três peças com diferentes níveis de dificuldades técnicas: “A formiga e a folha”, “As joaninhas” e “Os sapos e os insetos”. De Henrique de Curitiba, “Vocalize”, obra incorporada ao Repertório Sinos. Escrita originalmente para canto e orquestra de cordas, a peça ganhou, do próprio compositor, uma versão para violino solo, nesta apresentação a cargo de Wagner Oliveira.

A orquestra

A Orquestra Jovem Alegro - OJA foi criada em 2018, como grupo mais avançado da Associação Musical Alegro. Organização sem fins lucrativos sediada em Curitiba-PR, ela apoia cinco núcleos de música no estado do Paraná, promovendo, desde 2016, educação musical a crianças e jovens. A OJA é formada por músicos com idades entre 18 e 29 anos de todo o Brasil e que se reúnem anualmente para o Festival OJA. A orquestra tem direção artística do maestro Thiago Santos.

O programa do concerto

“Vocalize”, de Henrique de Curitiba, foi composta em 1993. A peça foi escrita originalmente para canto e piano ou orquestra de cordas. A ausência de texto e a expressividade da melodia acabaram por incentivar o compositor a produzir uma versão para violino como instrumento solista.

“Aventuras no Quintal”, três peças didáticas para orquestra de cordas, foi composta em 2020 por Harry Crowl especialmente para o Sinos. Integram a obra:

“A Formiga e a Folha” - para treinar o movimento contínuo do arco e o uso somente do primeiro dedo, na primeira posição, vamos ver aqui o caminhar da formiga carregando uma folha muito maior e mais pesada do que ela. Mas, ela o faz com toda dedicação.

“As Joaninhas” - já preparados para tocar bem em toda a primeira posição, os músicos vão contar a estória do cotidiano das fantásticas joaninhas que voam, caminham apressadamente sozinhas ou em grupo, colorindo o jardim.

“O Sapo e os Insetos” - com o domínio de várias técnicas e posições, a orquestra de cordas já está apta a descrever o universo do sapo que, escondido num canto do jardim à noite, satisfaz o seu voraz apetite pelos insetos que passam por ele sem se dar conta de sua língua ligeira. Depois de satisfeito, o sapo dorme, sonha e desperta cheio de apetite novamente.

“As três peças estão associadas com uma experiência de um quintal de uma casa, como as muitas de madeira que ainda vemos aqui no Sul do Brasil”, diz Harry Crowl. “Meu ponto de partida para as peças foi justamente essa vida intensa dos insetos e dos bicho que estão pro ali”.

O que são os Concertos Sinos

A série Concertos Sinos foi criada para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, em concertos presenciais ou virtuais, são também apresentadas ao público as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos – ação que disponibiliza obras de compositores brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. O Concertos Sinos conta com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras. Atualmente, os Concertos Sinos estão em sua segunda temporada e todas as apresentações da série estão disponíveis, tanto no site do projeto, quanto no canal Arte de Toda gente, no Youtube.

O projeto

Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.

SERVIÇO
Lançamento da apresentação da Orquestra Jovem Alegro na segunda temporada da série Concertos Sinos, do Sistema Nacional de Orquestras Sociais. Estreia na sexta-feira, 21 de maio de 2021, às 18h, no site www.sinos.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Após o lançamento, todo o material postado continuará disponível no site e no Youtube.