176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Sacra Vox lança CD com música sacra da segunda metade do sec. XX

Com uma apresentação no Salão Leopoldo Miguez e sob a regência de sua maestrina titular, Valéria Matos, o conjunto Sacra Vox lança dia 13 o CD “Música Coral Sacra Brasileira da Segunda Metade do Século XX”. O recital, com entrada franca, integra a séria Música Sacra de Todos Tempos.

 Reprodução 
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O álbum é resultado do projeto de pesquisa “Panorama da Música Sacra Brasileira”, que desde 2007 mapeia a produção sacra de diferentes períodos históricos e seu impacto sobre o conjunto da música de concerto do Brasil. Como parte desse projeto o conjunto já gravou os CDs “Música Coral Sacra Brasileira nos Séculos XVIII e XIX”, “Música Coral Sacra Brasileira da Primeira Metade do Século XX” e “Música Coral Sacra Contemporânea Brasileira”. O lançamento, marcado para às 19h, completa a série preenchendo a lacuna entre o segundo e terceiro CD.

2019sqcrqcozcddentro2A produção sacra a partir dos anos 1960 está fortemente marcada pela Constituição Sacrosanctum Concilium, uma das quatro constituições apostólicas emanadas do Concílio Vaticano II (1961-1965), que introduziu modificações importantes no culto católico, visando aumentar a participação do laicato na liturgia.  Estimulados pela perspectiva do uso –agora autorizado – do canto popular religioso na música do rito católico, os compositores brasileiros criaram tanto pequenos motetos, quanto extensas obras utilizando elementos da cultura popular e de linguagens da música contemporânea nacional.

Um bom exemplo desses novos ares o CD destaca a Missa Afro-Brasileira (De Batuques & Acalantos) de Carlos Alberto Pinto da Fonseca, obra composta em 1971 e considerada a mais relevante em seu repertório de composições sacras para coro, tendo sido premiada como a “Melhor Obra Vocal do Ano” pela Associação Paulista de Críticos de Arte em 1976. O autor explora o texto do Ordinário do Missal Romano junto com elementos rítmico-musicais da cultura Afro e do cancioneiro popular infantil. Ele compôs as partes do Ordinário da Missa: Kyrie, Gloria, Credo, Sanctus e Agnus Dei empregando, além das cantigas de acalanto, também as cantigas de roda, marcha rancho, samba canção, vira português, baião, choro, entre outros ritmos populares. A obra foi composta inicialmente para coro a cappella e quarteto solista, o CD traz como novidade a execução da obra com partes para percussão em arranjo realizado por Bianca Malafaia, Carlos Fecher, Nailson Simões e Valéria Matos.

Completam o álbum motetos de Henrique de Curitiba Morozowicz, Lindembergue Cardoso e Camargo Guarnieri.

Com realização do próprio grupo, e apresentação de Carlos Völker-Fecher, professor de Regência da UFRGS, o CD conta com apoios da Lei de Incentivo à Cultura, da Escola de Música, e do Programa de Apoio aos Grupos Culturais de Representação Institucional (PROART-UFRJ). Produção, Giz em Cena; e patrocínio, PetraGold e Betunel. A apresentação tem o suporte do Sistema Universitário de Apoio Teatral (SUAT-UFRJ).

Os interessados em adquirir o álbum devem entrar em contato com o grupo pelo Facebook ou encomendá-lo pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SERVIÇO
Salão Leopoldo Miguez. Rua do Passeio, 98. Lapa - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20.021-290 21 2240-1441. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entrada Franca. Dia 13 de dezembro, às 19h.

SÉRIE MÚSICA SACRA DE TODOS OS TEMPOS
CONJUNTO SACRA VOX

Dia 13 de dezembro de 2019, 19h
Salão Leopoldo Miguez

Concerto de Lançamento do CD
MÚSICA CORAL SACRA BRASILEIRA DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX
Direção: Valéria Matos

PROGRAMA

Henrique de Curitiba Morozowicz
Oração pela Paz (Da Pacem Domine)

Lindembergue Cardoso
Ave Maria
Solista Contralto: Sarah Salotto

Lindembergue Cardoso
Santo

Camargo Guarnieri
Ave Maria

Carlos Alberto Pinto da Fonseca
Missa Afro-Brasileira (De Batuque & Acalanto)
Kyrie
Christe e Kyrie II
Gloria
Nós vos louvamos
Gratias Agimus
Quoniam
Credo
E se encarnou (Et incarnatus)
Et Unam Sanctam
Et Vitam
Amen
Sanctus
Hosanna
Benedictus
Bendito Aquele
Hosanna
Agnus Dei
Dona Nobis

Solistas
Soprano: Luciana Burger
Contralto: Sarah Salotto
Tenor: Bruno dos Anjos
Barítono: Jefferson Lessa

MOZART CAMARGO GUARNIERI (1907-1993) nasceu em Tietê – SP e estudou música com Ernani Braga, Antônio Sá Pereira e Lamberto Baldi. Em Paris, estudou composição e regência com Charles Koechlin e François Rühlmann. Em 1935, tornou-se diretor musical e regente do Coral Paulistano, dedicado a apresentar obras de compositores brasileiros com textos em português. Nessa época, em seu trabalho e suas composições, demonstrou seu interesse pela estética da música nacional. Em 1945, assumiu a direção da Orquestra Municipal de São Paulo. Como assessor musical de Clovis Salgado, ministro de Educação e Cultura, entre 1956 e 1960, elaborou um plano para o ensino de música no Brasil. Tornou-se regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo, em 1975 e recebeu, em 1992, o Prêmio Gabriela Mistral, da Organização dos Estados Americanos (OEA), com o título de Maior Músico das Três Américas. A música ‘Ave Maria’ foi composta em 1937, período em que atuava como diretor do Coral Paulistano.

CARLOS ALBERTO PINTO FONSECA (1933-2006) nasceu em Belo Horizonte – MG e estudou no Conservatório Mineiro de Música, atual Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Após sua formação no conservatório, estudou com o compositor H. J. Koellreutter, entre 1954 e 1960, em São Paulo e em Salvador, nos Seminários de Música da Universidade Federal da Bahia – UFBA. A partir de 1960, fez estudos de regência na Alemanha, França e Itália e de volta ao Brasil, em 1964, tornou-se regente do coral Ars Nova. O coral se tornou um conjunto estável na Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e, durante 40 anos, o maestro esteve estimulado a compor para ele. A Missa Afro-Brasileira (de Batuques & Acalantos), composta em 1971, foi considerada a mais relevante em seu repertório de composições sacras para coro.

HENRIQUE MOROZOWICZ ou HENRIQUE DE CURITIBA (1934- 2008) nasceu em Curitiba – PR e graduou-se no Curso Superior de Música da EMBAP. Estudou com G. Kaszas e, em São Paulo, com H. Jolles, E. Mahle e H. J. Koellreutter. Lá recebeu o apelido, que se tonou seu nome artístico. Estudou órgão com R. Hermann e em Varsóvia, com bolsa da Sociedade Polônia. Ao retornar tornou-se professor de órgão no Studium Theologicum e, em 1964, professor de composição na EMBAP. Participou de diversos festivais de música com execução de suas obras. Em 1979, fez estudos de mestrado em Cornell University – EUA. A partir de 1982 participou de Bienais de Música Contemporânea da FUNARTE e exerceu cargos administrativos como: diretor da EMBAP, coordenador de Curso na UFPR, presidente da Sociedade Pró-Música de Curitiba, diretor artístico do Festival de Música de Londrina e professor da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG. Suas obras foram gravadas e editadas em diversos países. A gravação da música ‘Oração pela Paz’ utilizou a partitura da 2ª versão, revisada em 1984.

LINDEMBERGUE CARDOSO (1939-1989) nasceu em Livramento – BA e graduou-se em Composição e Regência pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1974. Entre seus professores estão A. Guthmann, A. Firnekaes, H. J. Koellreutter, S. Magnani, A. Widmer, entre outros. Foi professor do curso de Graduação em Música da UFBA, membro-fundador do Grupo de Compositores da Bahia e co-fundador da Sociedade Brasileira de Música Contemporânea. Na segunda metade do século XX, foi diversas vezes premiado por suas composições. Em 1988, recebeu o Troféu Caymmi e foi eleito membro da Academia Brasileira de Música. As composições sacras, deste CD, tiveram objetivos distintos. A música ‘Santo’ foi composta em 1972, para o 3° Concurso de Corais Escolares da Guanabara, e a ‘Ave Maria’, para o Madrigal do Banco Econômico estrear, em 1976, regido pelo compositor. 

Ficha Técnica

Direção Musical e Regência
Valéria Matos  

Preparação Vocal
Veruschka Mainhard e Caê Vieira

Assistentes de Direção
Bianca Malafaia e Miriã Valeriano

Organista/Pianista
Rafael Lima

Cantores:
Soprano: Diana Sosa, Luciana Burger, Michele Ramos, Miriã Valeriano, Stephanie Ribeiro.
Contraltos: Julia Felix, Marina Valladares, Sarah Salotto, Tatiane Souza
Tenores: Bruno dos Anjos, Celio Rentroya, Leonardo Siqueira, Marcus Gerhard, Mario Sampaio.
Baixos:  Eduardo Mariano, Helio Norat, Jefferson Lessa, João Pedro Azeredo, Pedro Pereira.     

Instrumentistas
Percussão 1: Wesley Damasceno
Percussão 2: Fausto Maniçoba
Percussão 3: Rodrigo Foti

Arranjo de Percussão
Bianca Malafaia
Carlos Fecher
Nailson Simões
Valéria Matos

VALÉRIA MATOS. Desde 2003 é professora de Regência Coral e diretora do Conjunto Sacra Vox na Escola de Música da UFRJ. Estudos na área foram realizados com mestres do Brasil, Inglaterra, Suécia, Holanda, Alemanha e Estônia, como bolsista das agências DAAD, CNPq e Konrad Adenauer. É formada em Regência Coral pela Universidade de Música de Karlsruhe, Alemanha, e Doutora em Música pela UNIRIO. Foi diretora artística da Associação de Canto Coral, onde realizou projetos com apoio do Minc e Secretaria Municipal de Cultura. Desde 2017, coordena O Congresso Internacional de Música Sacra da UFRJ. Com o projeto Conjunto Sacra Vox realiza pesquisas na área da música coral sacra brasileira.

O CONJUNTO SACRA VOX é um projeto de extensão da Escola de Música da UFRJ, criado em 1998 pela Prof. Vera Prodan. É dirigido pela professora Valéria Matos desde 2003. Tomando como referência o gênero sacro, o projeto realiza pesquisas, levantamento e resgate da produção musical para coro dos diferentes períodos históricos brasileiros, colocando em visibilidade uma vertente expressiva da memória cultural e social do país. O projeto realiza ações acadêmicas, culturais e artísticas próprias e em parcerias com instituições sociais e de ensino. Em 2018, recebeu da Secretaria de Cultura do Estado o “Diploma Heloneida Studart de Cultura”, pela destacada contribuição ao desenvolvimento da cultura no Rio de Janeiro.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

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