Projeto Um Novo Olhar promove workshop de Teatro Musical Inclusivo

Composta por quatro aulas online ao vivo, atividade tem como público-alvo jovens e adultos com Síndrome de Down e TEA (transtorno do espectro autista) a partir de 12 anos de idade. Inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas no site www.umnovoolhar.art.br. O workshop faz parte da programação do Festival Arte de Toda Gente, parceria entre Funarte e UFRJ.

Como parte da programação do Festival Arte de Toda Gente, o Projeto Um Novo Olhar promove em setembro o workshop gratuito Teatro musical inclusivo dos Menestréis. Com aulas ao vivo, online, a atividade é direcionada a jovens e adultos com Síndrome de Down e TEA (transtorno do espectro autista), com idade mínima de 12 anos, e será conduzida pelo ator e diretor Deto Montenegro. O projeto Um Novo Olhar é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de usa Escola de Música.

Arte de Raffaella Bompiani sobre foto de divulgação.

O Workshop será conduzido pelo ator e diretor da Muito bv, Deto Montenegro, com a participação de Evelyn Klein e o apoio de sua equipe. Ele é composto de quatro aulas online, ao vivo (pela plataforma Zoom), marcadas para os dias 20, 22, 27 e 29/9, sempre de 10h às 11h30. Segundo Deto, a proposta é oferecer um treinamento artístico simples e potente, acessível a todos. “Sua característica principal é o fazer coletivo, a escuta e a valorização da diversidade, através do resgate da intuição, percepção e do reflexo”, explica o diretor.

Para participar, é preciso inscrever-se antecipadamente no site www.umnovoolhar.art.br , pois há limitação de 20 vagas para a atividade. Uma vez confirmada a inscrição, os participantes receberão um link de acesso e aqueles que assistirem a, pelo menos, três aulas receberão certificados de participação. Os alunos deverão utilizar um celular, computador ou tablet com acesso à internet e serão instruídos a estar em um local silencioso, usando roupas confortáveis. Os primeiros 15 minutos do primeiro dia do workshop serão dedicados a uma breve explanação da atividade aos responsáveis dos alunos, que poderão auxiliar os participantes, se acharem necessário.

Os professores

Deto Montenegro é diretor da Oficina dos Fenestreis. Ele iniciou a trajetória artística em 1981, junto ao cantor e compositor Oswaldo Montenegro, construindo a partir daí sua carreira como ator, cantor e diretor. Desde 1987, desenvolveu um método do resgate da intuição e do reflexo, conhecido como o treinamento artístico da Oficina dos Menestréis. Realiza, desde 2003, um trabalho social com PCD’s (cadeirantes, DV’s, jovens e adultos com Síndrome de Down e autistas), sendo um precursor na área de teatro musical inclusivo. Trabalhou como ator nos filmes: “4ª.B”, “Bellini e o Demônio”, “Rinha”, “Colegas”, “A Despedida” e “O Matador” e, também, na novela “O Rebu” (Globo) e na série “Meus dias de rock”.

Evelyn Klein é atriz, produtora e arte-educadora. É gestora dos projetos sociais de teatro musical inclusivo da Oficina dos Fenestreis desde 2003, além de atuar como atriz, coreografa e diretora de peças musicais dos Fenestreis há mais de 25 anos. É atriz parceira do Grupo XIX de Teatro desde 2003, atuando nas peças “Hysteria”, “Arrufus” e “Auto Estrada do Sul”. É também integrante do Coletivo Impermanente desde 2020 e coordenadora do projeto teatral do colégio Externato Rio Branco, desde 2000.

O projeto Um Novo Olhar

O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts) e "lives" sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. O trabalho integra o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em conjunto pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade.

O festival

Iniciado em 21 de julho, o Festival Arte de Toda Gente reúne mais de 100 professores e mais de 400 artistas das mais diversas vertentes e origens geográficas, em uma série de oficinas, mostras, encontros e apresentações, ao vivo e gravadas, transmitidas gratuitamente pela internet. Em um só grande evento, pela primeira vez, estão sendo oferecidas atividades promovidas pelos três projetos do programa Arte de Toda Gente: Bossa Criativa, Um Novo Olhar e Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos, que compõem o programa Arte de Toda gente, parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.