Concurso homenageia professor da EM

Pauxy Gentil-Nunes (foto), docente do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM) e da Escola de Música (EM), é o compositor homenageado pela 26a edição do Concurso de Piano Prof. Abrão Calil Neto.

pauxy-flauta-v10

Criado em 1994, pelo Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade de Ituiutaba, em Minas Gerais, os objetivos do evento são valorizar o instrumento e divulgar a música para piano, despertar o interesse pela música brasileira, em especial a contemporânea, desenvolver o gosto pela cultura musical, estimular a prática da música em grupo, descobrir novos talentos musicais, promover autoconfiança e socialização.

O evento acontece de 23 a 28 de setembro e as inscrições vão até 23 de agosto, mas informações no site do certame.

O homenageado

Pauxy Gentil-Nunes. Compositor e flautista. Mestrado em Composição e Doutorado em Linguagem e Estruturação Musical. Professor de Harmonia, Análise e Composição na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atividade contínua com obras musicais executadas e gravadas no Brasil e no exterior. Prêmios consecutivos com comissões para as Bienais Contemporâneas da Música Brasileira - 2013 e 2015 - pela Fundação Nacional das Artes - FUNARTE. Participação, em 2015, como conferencista e compositor na EXPO 2015 Milano. Participação como compositor nos CDs Orquestra Sinfônica Nacional interpreta Compositores de Hoje (2016), Trio Paineiras interpreta Compositores de Hoje (2017) e participação como instrumentista e compositor no CD Experiência - Abstrai Ensemble (2018). Participação no Festival Internacional RC4 com o espetáculo de sua autoria, Liberjongo (2017). Membro do grupo de pesquisa MusMat, focado em aplicações de modelos matemáticos em composição. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 2015. Membro do ABSTRAI Ensemble desde 2011.