“Presente aqui de casa”: performance, composição e improvisação jazzística, com Julio Merlino

O segundo vídeo publicado pelo projeto “Presente aqui de casa” destaca o professor Julio Merlino. Merlino, que também é o atual diretor musical do UFRJazz Ensemble, um dos mais criativos conjuntos estáveis da UFRJ, fala em pouco mais de cinco minutos do seu trabalho como docente, compositor, arranjador e pesquisador.

Ele promete para breve o seu primeiro álbum solo, com músicas autorias, e três trabalhos para publicação. No foco de suas atenções a performance, a composição e as práticas de improvisação jazzística posteriores ao bebop.

The page you are looking is not published

View Media

Julio Merlino

Julio Merlino é professor de saxofone da UFRJ, e diretor musical da UFRJazz Ensemble. Bacharel em saxofone (2005); Mestre em Música (Composição - 2008, com a dissertação: A Cifragem Alfanumérica: uma revisão conceitual) e Doutor em Música pela UFRJ (Poéticas da Ciração Musical - 2019, com a tese: Processos de Formação de Sentido Musical na Improvisação Jazzística), nasceu no Rio de Janeiro em 1980. Antes de ingressar na universidade, estudou com Biju (Moacir Marques), Idriss Boudrioua, Ion Muniz e Eduardo Neves.

2020juliomerlinoxvideo
 Julio Merlino

Iniciou sua carreira profissional aos 16 anos em gravações e apresentações ao vivo pelo Rio de Janeiro e outros estados do Brasil. Desde então, vem trabalhando ativamente no mercado profissional como instrumentista, compositor e arranjador ao lado de diversos artistas, dentre eles Alcione, Alma Thomas, Armando Lobo, Carlos Lyra, Clara Moreno, Cris Delanno, Copa 5, Durval Ferreira, Dôdo Ferreira Quarteto, Emílio Santiago, Frevo Diabo, Gilson Peranzzetta, Jane Duboc, Joana Duah, João Donato, Jovino Santos Neto, Kenia Ashby, Kazuo Yoshida, Leny Andrade, Luís Carlos Vinhas, Mark Lambert, Mateus Starling, Nei Lopes, Pascoal Meireles, Rildo Hora, Roberto Menescal, Thiago Amud, Wanda Sá, Wanderley Cardoso, Wilson Moreira e Zeca Pagodinho.

Paralelamente às suas atividades como instrumentista, Merlino tem se dedicado à pesquisa na área de composição e performance musical como requisito de sua carreira como docente universitário. Destas pesquisas surgiram diversos materiais didáticos para músicos, inclusive o livro Cifras: para ler e escrever acordes—uma adaptação de sua dissertação de mestrado. Também diversas peças musicais compostas para formações variadas, desde orquestras e big bands, até obras para música de câmara e instrumentos solo, transitando entre a tradição musical europeia ocidental, jazz, música brasileira e o experimentalismo contemporâneo.

Atualmente tem se dedicado à pesquisa de práticas improvisatórias jazzísticas posteriores ao bebop, com o objetivo de contextualizar suas diversas vertentes e expandir a pedagogia e a prática da improvisação jazzística.

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.