Paula da Matta interpreta peças para piano de Alberto Nepomuceno e Francisco Mignone

Paula da Matta, pianista e professora da Escola de Música (EM), é o destaque de mais uma edição do projeto “Presente aqui de casa”. Ela interpreta o famoso Improviso Op. 27 N. 2, de Alberto Nepomuceno; e Maxixando e Toada, das Quatro Peças Brasileiras, de Francisco Mignone.

As obras fazem parte de um CD que Matta lançou ano passado integralmente dedicado a compositores dos séculos XIX e XX com vínculos com a EM. Um repertório que cobre cerca de cem anos da criação pianística da música brasileira, desde diferentes vertentes do romantismo musical, passando pelo nacionalismo, até a produção contemporânea de viés pós-moderno.

Paula da Matta

Pianista e professora da Escola de Música (EM), Doutora em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), com estágio na Université de Paris IV-Sorbonne. Estudou com Menahem Pressler na Indiana University (EUA), tendo obtido nota máxima no curso de Performer Diploma em Piano. Anteriormente, recebeu orientação do pianista Pavel Gililov, no curso de Especialização em piano na Hochschule für Musik Köln, Alemanha.

2020antonello
 Paula da Matta

Seus CDs Paula da Matta interpreta Franz Liszt e Chopin-Triumph in Vienna foram muito bem recebidos pela crítica especializada. Este último, gravado e lançado em Viena, teve a chancela da Sociedade Internacional Chopin e apresentação do pianista Paul Badura-Skoda. A convite da mesma Sociedade, realizou um concerto comemorativo dos 250 anos de morte do compositor polonês na tradicional Festsaal, em Viena, por cujo palco passaram Schubert e Strauss.

Em 2019, gravou seu terceiro CD Compositores da Escola de Música: Séculos XIX e XX, realizando recitais de lançamento na Série Piano na Sala, na Sala Cecília Meireles, (RJ) e na Série Guest Artists, no Libby Gardner Concert Hall, em Salt Lake City (EUA). Atualmente desenvolve intensa atividade musical, apresentando-se regularmente como solista e camerista, tendo se apresentado na Sala Cecília Meireles, Cidade das Artes (Rio de Janeiro), Sala São Paulo (São Paulo), Teatro Castro Alves (Salvador), Theatro Carlos Gomes (Vitória), no Centro Cultural Simon Patiño, a convite do Itamaraty, em Cochabamba, Bolívia e na Residência do Embaixador do Brasil em Viena, por ocasião dos 200 anos de nascimento de Chopin e da comemoração da data da Independência do Brasil. Foi uma das organizadoras do colóquio Le Piano Brésilien, na Sorbonne, com apresentações na Casa do Brasil, em Paris.

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.