“Presente aqui de casa”: Eduardo Antonello executa peças dos séculos XVI e XVII

Em mais um vídeo postado pelo projeto “Presente aqui de casa”, o cravista e multi-instrumentista Eduardo Antonello executa duas obras dos sécs. XVI e XVII. A primeira, La Canarie é de autoria de Michael Praetorius (1571-1621) – compositor alemão, organista e escritor. Praetorius foi um dos mais versáteis e prolixos criadores de sua época, sendo particularmente importante no desenvolvimento de formas musicais baseadas nos hinos protestantes.

A segunda, Quand je bois du vin clairet, é uma peça de origem popular. A versão executada adota a harmonização publicada por Pierre Attaingnant (1494-1551/2), destacado impressor e editor de música francesa no Renascimento.

Mostrando enorme versatilidade e boa dose de humor, Antonello executa todos os instrumentos da partitura, como flautas doce, violas da gamba, percussões variadas, cromornes e cravo.

The page you are looking is not published

View Media

Eduardo Antonello

Multi-instrumentista com ênfase no repertório dos séculos XIII ao XVIII, é bacharel em cravo (2009) e mestre em práticas interpretativas pela UFRJ (2012) contemplado com bolsas de iniciação científica e mestrado sob a orientação do professor Marcelo Fagerlande. Tendo ingressado aos 17 anos no curso de bacharelado e, desde 2012, sendo cravista concursado da Escola de Música da UFRJ, participa ativamente como colaborador e pesquisador da Semana do Cravo, evento anual promovido pela universidade e dedicado ao instrumento no Brasil.

2020antonello
 Eduardo Antonello

Foi diretor musical da ocupação artística SEMPRE SEU (2015/16), no Espaço OI Futuro, a convite da coreógrafa Márcia Milhazes e a artista plástica Beatriz Milhazes. Atuou como músico, intérprete e consultor na trilha sonora da novela Deus Salve o Rei (2018) da Rede Globo. Cravista efetivo da Orquestra Johann Sebastian Rio, vem se destacando na prática de baixo contínuo em âmbito nacional se apresentando ao lado de renomados solistas internacionais como Jennifer Larmore (Sala São Paulo), Domenico Nordio, Linus Roth e Antonio Meneses (Sala Cecília Meireles).

Em seu um canal do youtube “Early music in a diferente way”, Antonello desenvolve suas habilidades como multi-instrumentista interpretando obras dos períodos medieval, renascentista, barroco e composições próprias com a viela de roda, e gaita de foles.

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.