Cristiano Alves interpreta o Concerto duplo, Op. 88, de Max Bruch

Cristiano Alves, clarinetista e professor da Escola de Música (EM), é a atração de mais um vídeo do projeto “Presente aqui de casa”. Ele interpreta, ao lado do violista Dhyan Toffolo, o Concerto duplo para clarineta, viola e orquestra em mi menor, Op. 88, do compositor alemão Max Bruch (1838-1920).

Em três movimentos, Andante con moto, Allegro moderato e Allegro molto, a obra foi escrita em 1911 e estreou no ano seguinte.

A gravação foi realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a Orquestra Petrobrás Sinfônica sendo comandada pelo maestro Isaac Karabtchevsky.

Cristiano Alves

Doutor em Música pela UNICAMP e Mestre pela UFRJ, Cristiano Alves iniciou seus estudos musicais aos sete anos de idade e aos dez teve os primeiros contatos com a clarineta. Natural de Niterói, foi aluno de José Carlos de Castro e recebeu orientações de inúmeros e renomados professores internacionais.

Reprodução

Detentor de diversas premiações em importantes concursos, graduou-se com summa cum laude pela UFRJ.

Participou de centenas de gravações sinfônicas e camerísticas, atuando ainda junto a grandes artistas da MPB. Apresentando-se com frequência no exterior, é regularmente convidado a realizar recitais, concertos e masterclasses em países como EUA, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Suíça, Portugal, Espanha, Eslovênia, Servia, Bélgica, China, Cingapura, Vietnã, Argentina, Venezuela, Uruguai, Peru, Colômbia e Guatemala.

Em 2005, lançou seu primeiro CD solo, considerado um dos três melhores lançamentos de música erudita no Brasil.

É professor efetivo da cadeira de clarinetas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo seus alunos vencidos inúmeros e importantes concursos, ocupando também destacados postos em orquestras e universidades brasileiras. O referido curso foi contemplado um dos três melhores cursos universitários, entre todas as áreas e instituições do país anos atrás.

Com destacada carreira como solista, apresenta-se regularmente à frente de orquestras nacionais e internacionais, sendo responsável pelas primeiras audições, no Rio de Janeiro, dos concertos de Carl Nielsen, Jean Françaix e John Corigliano, além de diversas estreias mundiais.

No Brasil, leciona frequentemente em diversos Festivais de Música, além de ministrar, regularmente, workshops em diversas cidades nas Américas, Europa e Ásia. Atuou junto a prestigiosas orquestras como Orquestra Petrobras Sinfônica, Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e Orquestra do Mercosul.

Vem dedicando relevantes esforços em prol da música brasileira e da clarineta, produzindo e lançando diversos títulos fonográficos, bem como métodos, artigos e livros. Desenvolve importante carreira camerística e possui dezenas de títulos que lhe foram dedicados por grandes compositores da música brasileira.

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.