Promovido desde 2010 pelo Programa de Pós-graduação em Música (PPGM), o Simpósio de Musicologia da UFRJ chega a sua sexta edição e firma-se no cenário acadêmico. Com o tema "Trânsitos Culturais: Música entre América Latina e Europa" o evento acontece de 10 a 15 de agosto, em associação com o Colóquio Internacional do Instituto Ibero-Americano de Berlim (IAI) e da Universidade das Artes de Berlim (UdK), e sua realização conta com a cooperação da Academia Brasileira de Música (ABM) que cedeu seu auditório para as conferências, palestras, mesas-temáticas e sessões de comunicações programadas. Maria Alice Volpe (UFRJ), que divide com Dörte Schmidt (UdK) a presidência da comissão científica do Simpósio, não esconde a satisfação com a repercussão alcançada pela iniciativa. Ela conta que diversos pesquisadores estrangeiros e brasileiros têm comentado que o Simpósio se tornou referência para pesquisadores e especialistas da área.
Foto: Disvulgação | |
Acima, Dörte Schmidt e Ulrike Mühlschlegel. Abaixo, Omar Corrado e Paulo Ferreira de Castro. |
? Tenho recebido apreciações extremamente positivas da comunidade musicológica, do Brasil e do exterior. Philip Gossett (Universidade de Chicago) comentou certa vez que o Simpósio colocou o Brasil no mapa da musicologia internacional, referindo-se ao nível de excelência do encontro. Já Manoel Aranha Corrêa do Lago (ABM) sempre ressalta que a realização regular do Simpósio produz um efeito acumulativo muito positivo, devido à oportunidade de congregar pesquisadores, propiciar o debate e disseminar o conhecimento.
Parceria Brasil-Alemanha
Volpe, que integra o quadro de docentes do PPGM, acredita que a realização conjunta Simpósio e do Colóquio, além de divulgar os resultados originais de pesquisas sobre temas que ainda estão sob o escrutínio de poucos especialistas, abre espaço para uma diversidade maior de propostas que compartilham as mesmas questões e podem se enriquecer mutuamente, tanto no campo conceitual como metodológico. ? O tema "Trânsitos Culturais", afirma, alargou a proposta mais específica oriunda do projeto interinstitucional, objeto do convênio entre UFRJ e a UdK/ IAI, que trata especificamente da música erudita latino-americana no período de 1945 a 1970. O Simpósio de Musicologia abriga este tema específico do Colóquio IAI-UdK e, ao mesmo tempo, abre para um escopo mais abrangente das diversas tradições culturais, contextos e tempos históricos, pois interessa-nos atrair um número maior de pesquisadores e uma diversidade maior de olhares, questões e abordagens. Esse alargamento temático resultou de nossa experiência com eventos anteriores. Nossa estimativa se confirmou com a chamada de trabalhos: das cerca de 50 submissões que recebemos, 16 tratavam do tema especifico do Colóquio IAI-UdK e apenas 8 foram selecionadas. As outras três dezenas de submissões tratavam de temas relacionados ao escopo mais abrangente do Simpósio UFRJ. O convênio com as instituições alemãs surgiu de iniciativas do musicólogo argentino Omar Corrado, que participou da edição 2011 do Simpósio. Impressionado com a organização do evento, Corrado, que é membro de um projeto interinstitucional entre a Alemanha e a Argentina, recomendou à UdK e ao IAI-Berlim que se estabelecesse um convênio com o PPGM para o desenvolvimento de um projeto de pesquisa conjunto e para a realização de um evento casado na América Latina e outro na Alemanha. A proposta, destaca Volpe, é que o evento seja realizado com os recursos financeiros dos respectivos países que hospedam o evento a cada ano. ? Este ano as dificuldades têm sido enormes devido aos drásticos cortes orçamentários promovidos pelo governo federal, afirma. mas a coesão de toda a equipe da Escola de Música, envolvendo os diversos segmentos, a Diretoria da instituição, o PPGM, o Setor Artístico, o Setor de Comunicação e a colaboração dos monitores e bolsistas da graduação e da pós-graduação, somados à acolhida da ABM, viabilizaram o evento.
Destaques
Foto: Disvulgação | |
Acima, Christina Richter-Ibáñez. Abaixo, Daniela Fugellie e Matthias Pasdzierny. |
A evolução do Simpósio tem demonstrado índices interessantes para a política científica, tanto no que diz respeito ao seu alcance nacional, quanto à internacionalização da universidade brasileira. Ele tem trazido conferencistas de diversos países: EUA, Inglaterra, França, Itália, Alemanha, Sérvia, Portugal, Espanha, México, Cuba, Venezuela, Argentina, Chile e Uruguai. ? A partir da segunda edição, afirma a pesquisadora, além dos conferencistas convidados, temos feito a chamada de trabalhos, cuja seleção anual tem obtido uma média de distribuição geográfica de 76% de pesquisadores do Brasil, incluindo diversos estados de todas as regiões e 24% do exterior, incluindo diversos países da Europa, América Latina e da América do Norte. Essa adesão e reconhecimento do Simpósio no cenário nacional e internacional dá continuidade, de maneira renovada, à contribuição histórica da Escola de Música da UFRJ ? a mais antiga instituição de ensino musical do país e a primeira a criar um programa de pós-graduação em música do Brasil. A iniciativa oferece também uma oportunidade dos alunos de graduação e pós-graduação conhecerem de perto as pesquisas desenvolvidas por especialistas do Brasil e do exterior, acompanharem de perto os debates travados durante o evento, participarem desse debate e se engajarem na pesquisa musical. O Simpósio tem atraído ainda, destaca Volpe, muitas parcerias, resultando em convênios da UFRJ com instituições do Brasil e do exterior. Esses convênios envolvem acordos de cooperação científica e técnica, formação de grupos de pesquisa interinstitucionais para desenvolvimento de projetos, realização de eventos científicos casados, intercâmbio de professores, pesquisadores e alunos, além de diversas formas de colaboração entre os cursos de graduação e pós-graduação.
Conferencistas
O encontro tem se caracterizado pela participação de conferencistas internacionais de relevo. Este ano são esperadas as presenças de Dörte Schmidt, Omar Corrado, Christina Richter-Ibáñez, Ulrike Mühlschlegel e Paulo Ferreira de Castro. Dörte Schmidt (Universidade das Artes, Berlim) está entre as figuras mais importantes da musicologia da Alemanha na atualidade. Sua conferência oferecerá uma reflexão sobre o intercâmbio musical e cultural entre a América Latina e a Europa na segunda metade do século XX no contexto mais amplo da pesquisa sobre o exílio no campo dos estudos culturais orientados por mecanismos específicos da fundação de identidade individual e coletiva e pelas condições da comunicação cultural. Schmidt fala de uma "virada cultural" como consequência da mudança de paradigma político motivada pela queda do Muro de Berlim, em 1989, e destaca que os aspectos estéticos da música desempenham um papel central na produção de representações, interpretações e padrões de percepção culturais.
Cartaz do evento | |
Baixe aqui o PDF do programa |
Serviço
Academia Brasileira de Música, Rua da Lapa, 120, 12º andar, Auditório – Lapa – Rio de Janeiro – RJ. Edifício Ventura Corporate Towers, Av. República do Chile, 330, Torre Leste, 21º andar, Sala de Reunião – Centro - Rio de Janeiro – RJ. Escola de Música da UFRJ, Rua do Passeio, 98 – Lapa – Rio de Janeiro – RJ.
VI SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE MUSICOLOGIA DA UFRJ / COLÓQUIO INTERNACIONAL INSTITUTO IBERO-AMERICANO E UNIVERSIDADE DAS ARTES DE BERLIM 2015
Rio de Janeiro, 10 a 15 de Agosto de 2015
2015 AGOSTO AUGUST | 10 2ª feira MONDAY Ventura | 11 3ª feira TUESDAY Academia Brasileira | 12 4ª feira WEDNESDAY Academia Brasileira | 13 5ª feira THURSDAY Academia Brasileira | 14 6ª feira FRIDAY Academia Brasileira | 15 SÁBADO SATURDAY Passeio Sala sa Congregação |
9h-16h | Credenciamento e inscrições | Credenciamento e inscrições | Credenciamento e inscrições | Credenciamento e inscrições | ||
9h-10:30h | GRUPO DE TRABALHO | SESSÃO DE COMUNICAÇÕES Sammartino (Univ Cordoba) Gamboa Hoyos (Univ Andes) Castello Branco (UFJF) | SESSÃO DE COMUNICAÇÕES Langenkamp (Univ Utrecht) Sant’Ana (IFMT) Herrera (Rutgers) | SESSÃO DE COMUNICAÇÕES Taborda (UFRJ) Delvizio (USP) Milagres (UniRio) | REUNIÃO PÓS-CONGRESSO | |
10:30h-11h | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO | ||
11h-12h | RECEPÇÃO DO CONVÊNIO BRASIL & ALEMANHA | ABERTURA RECITAL Breno Seifert (Brasil/Alemanha) Oscar Lorenzo Fernandez (1897-1948) - Terceira Suite Brasileira Max Reger (1873-1916) - Variac?o?es e fuga sobre um tema de Bach, Op. 81 | PALESTRA Ulrike Mühlschlegel (IAI) | CONFERÊNCIA Dörte Schmidt (UdK) | PALESTRA Paulo Ferreira Castro (UNL) | |
12h-13:30h | ALMOÇO | ALMOÇO | ALMOÇO | ALMOÇO | ALMOÇO | ALMOÇO |
13:30h-15:30h | REUNIÃO PRÉ-CONGRESSO | PRONUNCIAMENTOS SESSÃO DE COMUNICAÇÕES Berçot (CEFET/RJ) Vannucci (ECO-UFRJ) Dantas Barbosa (UFRJ) | MESA TEMÁTICA Omar Corrado (Univ Buenos Aires) Edward Ayres d’Abreu (UNL) Maria Alice Volpe (UFRJ) | MESA TEMÁTICA Christina Richter-Ibáñez (Univ Tübingen) Daniela Fugellie (UdK) Matthias Pasdzierny (UdK) | MESA TEMÁTICA Rodolfo Coelho de Souza (USP) Flavio Silva (FUNARTE) André Cardoso (UFRJ) | GRUPO DE TRABALHO |
15:30h-16h | INTERVALO | INTERVALO | INTERVALO | RECITAL PALESTRA
| ENCERRAMENTO | |
16h-17:30h | SESSÃO DE COMUNICAÇÕES Rodrigues (UNESP) Albuquerque & Salles (USP) Passamae (OSES) | SESSÃO DE COMUNICAÇÕES Franco (UFRJ) Portas (Calouste Gulbenkian) Liberal (UNL) | SESSÃO DE COMUNICAÇÕES Monteiro & Zani (USP) Bosquet (Univ Cuyo) Glocer (Univ Buenos Aires) | LANÇAMENTO DE LIVRO COQUETEL | ||
19h | Concerto de Abertura Homenagem a Francisco Braga Leopoldo Miguez Saint-Saëns. Salão Leopoldo Miguez | Veruschka Mainhard, soprano Giulio Draghi, piano VIOLONCeloS UFRJ ERNANI AGUIAR, regência Salão Leopoldo Miguez | O Professor de Musica Ópera em 2 atos, de Pergolesi Orquestra Sinfônica da UFRJ Salão Leopoldo Miguez | Breno Seifert (piano) Fernandez, Reger, Liszt, Chopin Salão Leopoldo Miguez | Homenagem a Francisco Manuel da Silva (150 anos de morte) Coral Brasil Ensemble |
Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
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21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170
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