Error
  • The template for this display is not available. Please contact a Site administrator.

MusMat lança atualização do aplicativo Operadores Particionais para composição e análise musical

O grupo de pesquisa MusMat lança uma grande atualização do aplicativo Operadores Particionais (Partops v. 1.35 Beta). O programa, em versão para Windows, é uma ferramenta para tarefas composicionais ou analíticas dentro do âmbito da Análise Particional.

Voltado para compositores, pesquisadores em música e para interessados em entender melhor a Análise Particional e suas teorias derivadas. A versão 1.35 Beta está em fase de testes e é disponibilizada gratuitamente.

Os operadores particionais são transformações parcimoniosas aplicadas às partições que podem ser lidas musicalmente por abordagens diversas, de acordo com a aplicação – à textura, melodia, orquestração, espacialização, forma, condução de vozes, ao próprio processo de composição, entre outras.

O MusMat foi fundado em 2013 dentro do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRJ (PPGM), com o intuito de desenvolver pesquisas no âmbito da formalização de processos musicais (composicionais e analíticos) utilizando modelos matemáticos. Até o momento o grupo conta com a participação de docentes

O grupo MusMat disponibiliza gratuitamente diversos aplicativos em seu site, resultado da pesquisa desenvolvida nos seus 8 anos de atividade. Os aplicativos cobrem assuntos relacionados aos projetos desenvolvidos – Análise ParticionalVariação ProgressivaModelagem Sistêmica, análise de Música Popular (principalmente o choro), Análise Harmônica, Composição Algorítmica – e são utilizados em sala de aula nos cursos de Mestrado, Doutorado e na Graduação, em grupos de Iniciação Científica e em disciplinas dos cursos de Licenciatura e Bacharelado. O aplicativo Operadores Particionais e as versões mais recentes dos aplicativos MusMat podem ser acessadas nos links a seguir.