Musicologia da voz é tema da RBM
- Details
- Published: Thursday, 20 December 2018 20:48
A Revista Brasileira de Música (RBM) acaba de lançar mais um volume (v. 30, n. 2) da publicação. Ao todo são oito artigos que levantam questões teóricas, metodológicas, analíticas e críticas para o estabelecimento de uma “musicologia da voz” – abordagem que pressupõe uma aproximação entre musicologia e pesquisa em performance, como salientam na apresentação da obra a editora-chefe da revista, Maria Alice Volpe (UFRJ), e as editoras convidadas Heliana Farah (UFRJ) e Anita Posateri (Universidade de Bolonha, Itália).
Reproduçao | |
Editoras convidadas. Da esq. para dir., Anita Posateri e Heliana Farah. |
RBM
Os trabalhos reunidos foram apresentados na II e III Jornadas do Grupo de Pesquisa Novas Musicologias (GPNM), realizadas em junho e agosto do ano passado na Escola de Música. Os dois encontros reuniram pesquisadores do GPNM, do Grupo de Pesquisa Africanias, da UFRJ e de outras instituições.
A RBM, fundada em 1934, é o periódico acadêmico da área de música mais antigo do Brasil e da América Latina ainda em circulação e está, desde 2008, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM).
A editora-chefe da RBM, Maria Alice Volpe. |
A revista constitui projeto institucional enraizado na tradição acadêmica que tem como prioridade manter o nível de excelência. O Conselho Editorial da RBM é composto por especialistas de reconhecida competência e larga experiência na área, vinculados a instituições diversas em abrangência nacional e internacional. Conta também com um corpo de pareceristas ad hoc, constituído por pesquisadores nacionais e internacionais de diversas instituições.
Novas Musicologias
Criado em 2002, o GPNM está sediado no PPGM e seus encontros propiciam interação, compartilhamento de informações e desenvolvimento dos projetos de pesquisa com alunos de todos os níveis: Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado. A proposta é fomentar uma “prática musicológica integrada a uma reflexão conceitual da área de música, em sua intradisciplinaridade e interdisciplinaridade, visando a uma reflexão transdisciplinar que resulte em crescente integração entre a musicologia histórica, a etnomusicologia, a análise musical e os estudos das práticas musicais”.