IV Jornada divulga produção do PROMUS
- Details
- Published: Thursday, 22 November 2018 00:12
Com objetivo de divulgar as pesquisas em curso, o Programa de Pós-graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS) realiza dia 27 de novembro a quarta edição de sua jornada acadêmica. Palestras, recitais-conferência e recitais mostram um pouco o que os mestrandos do Programa estão fazendo.
Com entrada franca o evento acontece na Sala Multiuso do Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ). A coordenação é de Marcelo Jardim, docente do PROMUS, e a iniciativa faz parte da disciplina Metodologias de Pesquisa Aplicada em Música.
Blocos
A Jornada está organizada em dois blocos. O Bloco I, das 10h às 12h, para mestrandos que irão fazer somente apresentações de trabalhos. O Bloco II, das 14h às 16h, destaca os que irão realizar recitais-conferências ou recitais.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it..
SERVIÇO
Museu da Justiça-Centro Cultural do Poder Judiciário (CCMJ). Antigo Palácio da Justiça. Rua Dom Manuel, 29, térreo. Centro. Rio de Janeiro - RJ. Entrada Franca. (21) 3133-3768 e (21) 3133-3548. This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Programação
Bloco |
Tipo de apresentação |
Nome artístico |
Repertório |
Título |
Participantes |
Bloco I (10:00) |
Apresentação de Trabalho |
Celio Rentroya |
Canções esquecidas de Chiquinha Gonzaga - Tempero brasileiro na música popular e no teatro musical |
Celio Rentroya - Voz |
|
Bloco I (10:13) |
Apresentação de Trabalho |
Roberto Barata |
O PIANO BOSSA NOVA: UMA ABORDAGEM PARA A EXECUÇÃO DE REPERTÓRIO POPULAR COM PRODUÇÃO DE UM CD E LIVRETO |
Somente apresentação de trabalho |
|
Bloco I (10:27) |
Apresentação de Trabalho |
Tiago Viana |
Método de Relaxamento e Concentração para Trompete |
Tiago Viana |
|
Bloco I (10:41) |
Apresentação de Trabalho |
Vitor Casagrande |
Caderno brasileiro para bandolim: o estudo da palhetada |
Não haverá |
|
Bloco I (10:55) |
Apresentação de Trabalho |
Rômulo Barbosa |
Maria Do Cavalcanti- Jocosa |
Novas obras brasileiras para Quinteto de Sopros: Construção da Perfomance |
Não haverá |
Bloco I (11:09) |
Apresentação de Trabalho |
Daniel Soares |
Sonata, Além e Trio |
A trompa na música de câmara de Alexandre Schubert -Ensaio geral para a série Talentos |
Daniel Soares |
Bloco I (11:23) |
Recital-Conferência |
Tiago Santos |
Nosso tempo (Tiago Santos) Descobrindo o chão (Tiago Santos) |
O bandolim polifônico de 10 cordas |
Tiago Santos- bandolim 10 cordas |
Bloco II (14:00) |
Recital |
David Alves |
Raysa Fregona - ANTONICULUS ET MAGISTRI PAVONEM Marcia Organo - JOIE ENFANTINE. André Calçada - BANGU Levy Nunes - MEU CANARINHO |
CADERNO COM COMPOSIÇÕES PARA QUINTETO DE METAIS: PROCESSO COLABORATIVO COMPOSITOR-INTERPRETE |
David Alves – Trompete; Leandro Soares – Trompete; Tiago Carneiro – Trompa; Everson Moraes – Trombone e Albert Khattar - Tuba |
Bloco II (14:12) |
Recital-Conferência |
Maíra Lautert |
Ária “Senhor, eu parto esta madrugada” (ópera Domitila de J.G. Ripper) |
Ópera de Câmara Domitila: Construção da Interpretação Musical da Personagem |
Maíra Lautert (soprano), Priscila Bomfim (piano), Thiago Tavares (clarineta) e Mateus Ceccato (violoncelo). |
Bloco II (14:25) |
Recital |
Eduardo Monteiro |
Koellreutter - Improviso para flauta solo |
Música Brasileira para flauta solo |
Eduardo Monteiro - flauta |
Bloco II (14:38) |
Recital-Conferência |
Regina Barros |
"La Majestueuse" (François Couperin), "The march of the footmen" (William Byrd), "Les Sauvages" (Jean Philippe Rameau) |
Imaginários Barrocos na pedagogia do piano |
Regina Barros (piano), Pedro Flores (piano) e Matheus Lima (piano) |
Bloco II (14:51) |
Recital-Conferência |
Felipe Prazeres |
Recitativo “ E Susana mon vien” da Opera “ As Bodas de Figaro” de Mozart. |
A regência em Recitativos |
Felipe Prazeres ( regência), Maira Lautert (soprano), Thiago Teixeira ( violino), Maressa Carneiro ( violino), Marco Catto (viola), Mateus Cecatto (cello) |
Bloco II (15:04) |
Recital-Conferência |
Patrick Oliveira |
Giacomo Meyerbeer -Nonnes qui reposez, Charles Gounod - Le veau d'or |
Aspectos Técnico interpretativos do Mefsitofele de Arrigo Boito |
Silas Barbosa, pianista |
Bloco II (15:17) |
Recital-Conferência |
Daniel Migliavacca |
Estudos 1, 6, 9 e 10 |
Dez estudos para bandolim |
Daniel Migliavacca - bandolim |
Bloco II (15:30) |
Recital-Conferência |
Vinicius frate |
Edmundo Villani-Côrtes - Ponteio Claudio Santoro - Fantasia Sulamerica |
Villani-Côrtes e Santoro: Solos para contrabaixo |
Vinicius frate |
Bloco II (15:43) |
Recital |
Jean Charnaux |
Obras de Jean Charnaux e Marcus Tardelli Maracatu, Último dia, Adággio |
Estudo sobre as técnicas extendidas de Marcus Tardelli |
Jean Charnaux- Violão |
Bloco II (15:56) |
Recital-Conferência |
Marcelo Bomfim |
J. J. Quantz (1697-1773): Peças para principiantes n.os 1, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 15 |
Aprendendo a tocar flauta transversa com J. J. Quantz (1697-1773) |
Marcelo Bomfim, flauta; Nathan Ventura, flauta |
Bloco II (16:09) |
Recital |
Ramon Feitosa |
Henrique Oswald - Romanza & Canto Elegiaco |
Obras de Henrique Oswald |
Ramon Feitosa - Violino; Cristiano Vogas - Piano |
Bloco II (16:22) |
Recital |
Jenny Cristina Burbano Torres |
Tres miniaturas para fagot y piano. Compositor: Alexander Paredes. Fandango # 1 para fagot solo. Compositor: Herman Fernando Carvajal. |
Música colombiana de concierto para fagot |
Jenny Cristina Burbano Torres - Fagot Flávio Augusto - Piano |