Error
  • The template for this display is not available. Please contact a Site administrator.

Concertos UFRJ homenageia Celso Woltzenlogel

Concertos UFRJ, programa radiofônico resultado de um convênio da Escola de Música (EM)com a Rádio MEC/FM (99,3 MHz), homenageia os 80 anos do flautista e professor Celso Woltzenlogel com quatro edições que, através de entrevistas e gravações, abordam a trajetória do músico. Um panorama de sua produção, abrangendo a música de concerto, música de câmara, e gravações para cinema, TV e música popular.

  Reprodução
   alt=

Concertos UFRJ vai ao ar toda quarta-feira, às 22 horas. A curadoria é do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFRJ (PROMUS), com apresentação de Aloysio Fagerlande, seu atual coordenador.

No dia seguinte o programa fica disponível no podcast na página do PROMUS.

Celso Woltzenlogel

Celso Porta Woltzenlogel nasceu em Piracicaba, São Paulo, e estudou na Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro, na classe do professor Moacyr Liserra. Aperfeiçoou sua formação musical em Paris, onde teve aulas com Alain Marion, Jean-Pierre Rampal e Nadia Boulanger. Em Boston/EUA,foi aluno do New England Conservatory of Music.

Foi flautista das orquestras Sinfônica Nacional da Rádio MEC e Sinfônica Brasileira. Como camerista fundou e atuou nos grupos Ars Barroca, Quinteto Villa-Lobos, Sexteto do Rio, Duo Instrumentalis e Flautistas do Rio. Além de suas atividades no campo da música clássica, participou intensamente de gravações de trilhas sonoras para o cinema e televisão e nos discos de alguns dos maiores nomes da música popular brasileira, como Tom Jobim, Egberto Gismonti, Francis Hime, Chico Buarque, entre tantos outros.

Como professor, ministrou master class nos mais importantes cursos de férias e festivais do país e do exterior. Foi professor titular de flauta da Escola de Música da UFRJ, sendo o responsável pela formação de diferentes gerações de flautistas brasileiros. Coordenou o Projeto Bandas da Funarte desde sua criação, em 1976, até 1990.

Já se apresentou em Atlanta, Assunção, Baton Rouge (Louisiana), Bariloche, Beijing, Budapest, Buenos Aires, Caracas, Chicago, Copenhague, Estocolmo, Halifax, Hamburgo, Havana, Izmir, La Plata, Le Mans, Los Angeles, Lima, Lund, Madri, Malmo, Marselha, Mendoza, México, Montevidéu, Nice, Orlando, Porto, Quito, Rosário, Santiago do Chile, Slovenia, San José da Costa Rica, São Petersburgo, Tuscaloosa, Valencia e Vilnius.

Publicou vários trabalhos didáticos, destacando-se o Método Ilustrado de Flauta e, mais recentemente, o Flauta Fácil, método prático para principiantes.

Foi fundador e presidente da Associação Brasileira de Flautistas (1994/2007).  Desde 1999 reside em Paty do Alferes/RJ onde continua produzindo trabalhos didáticos junto à Editora Irmãos Vitale, além de ministrar aulas de flauta para jovens da região sul fluminense e participar como professor do Festival Vale do Café desde sua primeira edição.

Mais informações na página do músico na Internet.