Recital passeia pelo repertório para piano a quatro mãos

O Piano na Música de Câmara realiza dia 01 de abril, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música, às 18h30 mais um edição do projeto. A iniciativa, coordenada pela professora Tamara Ujakova, reúne expressivo número de intérpretes para uma mostra da produção camerística brasileira com piano.

Reprodução

Da esq para dir e de cim. para baix., os pianistas Abnader Domingues, Araceli Chacon, Daniela Carrijo e Marília Chaves.

Programa

Os pianistas Abnader Domingues, Araceli Chacon, Daniela Carrijo, Marília Chaves e Denise Martins apresentam um recital com obras inéditas do repertório brasileiro para a configuração piano a quatro mãos, direcionadas para os níveis básico e intermediário do ensino do instrumento.

Reprodução

Denise Martins

No programa, obras de Estercio Marquez da Cunha, Dimitri Cervo, Ricardo Tacuchian, Marisa Rezende, Maria Helena Rosas Fernandes, Antonio Celso Ribeiro, Liduino Pitombeira, Alexandre Schubert e Pauxy Gentil-Nunes.

Esse repertótio faz parte dos estudos de residência Pós Doutoral da frofessora Denise Martins junto ao “Selo de gravação e edição de partituras Minas de Som”, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) , assim como a edição de partituras e a gravação das obras inéditas para piano solo e piano a 4 mãos escritas especificamente para o Concurso de Piano “Prof. Abrão Calil Neto”, de Ituiutaba, Minas Gerais, ao longo de 26 edições.

Com o desenvolvimento dessa pesquisa, Denise Martins busca a preservação e divulgação da música brasileira para piano solo e piano a 4 mãos, escritas por compositores contemporâneos, de modo a dar acesso e ampliar esse material didático-pedagógico voltado ao ensino do piano, escolas de música e seus profissionais.

Projeto

O Piano na Música de Câmara tem como principal objetivo a divulgação da música de câmara com a inclusão do piano em sua formação. Uma de suas características mais importante é o estímulo à participação, tanto do corpo docente quanto do discente da Escola de Música, além da de instrumentistas e compositores que, em alguma época, tiveram vínculo acadêmico com a instituição.

Ao longo de mais de 14 anos de presença no cenário cultural carioca, a iniciativa produziu eventos já tradicionais, como a série “Compositores Brasileiros Contemporâneos”, voltado para a produção e a divulgação da música contemporânea brasileira, a série “Diversidades Sonoras”, especialmente dedicada ao corpo discente, e a série “Música em Projeção”, que oferece oportunidades de conjugar a música com diversas manifestações artísticas, bem como permite a utilização de uma variedade de recursos adicionais, entre eles, os multimídias, na busca de um ambiente favorável a uma maior aproximação com a obra proposta. Foi o caso, em especial, dos recitais “Quarteto para o Fim dos Tempos”, de Olivier Messian, e “Os Planetas”, de Gustav Holst.

SERVIÇO
Salão Leopoldo Miguez. Rua do Passeio, 98. Lapa - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20.021-290 21 2240-1441. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entrada Franca. Dia 19 de novembro, às 18h30.