Panorama de Música Brasileira Atual apresenta extensa programação

Com coordenação dos professores Roberto Macedo e Yahn Wagner, do Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ, a 30ª edição do Panorama de Música Brasileira Atual acontece no período de 24 a 31 de outubro de 2022.

Nos dias 24, 25, 26, 28 e 31, os concertos no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música serão realizados às 19:00h. E nele, adicionalmente, terão lugar dois concertos no horário das 11:30h, um no dia 27 e outro no dia 31. No Salão Dourado do Fórum de Ciência e Cultura, no dia 27 às 19:00h, realizar-se-á outro concerto.

A edição deste festival instituído em 1978, pelo compositor Ricardo Tacuchian, que é definido por Roberto Macedo, entre outras características, como “uma porta de acesso para o(a)  recém-formado(a) compositor(a) ao mundo musical daqueles que nele já possuem notável reconhecimento”, traz consigo a marca da singularidade.

Singularidade expressa nas 250 inscrições de compositores das regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro Oeste do Brasil e de compositores brasileiros residentes nos EUA, Canadá, Itália e Polônia; nas 68 obras que foram selecionadas e serão apresentadas, entre as quais, as de três jovens compositores egressos da EM-UFRJ, Gabriel Barbosa, André Pinto e Vinícius Nascimento. e, também, porque a execução de todas elas é dedicada à justa homenagem aos 60 anos de vida do compositor Liduino Pitombeira e in memoriam do professor do Departamento de Composição da Escola de Música, Murillo Santos, falecido em 2019.

Nesta edição, em particular, encontram-se igualmente agregadas: a palestra Arte, Ciência, Intuição e Racionalidade, que será proferida por Andrián Pertout, no Edifício Ventura; a execução de obras de docentes da Faculdade de Educação e Instituto de Matemática da UFRJ, Rodrigo Batalha e Hugo Carvalho e as preciosas participações da Orquestra de Sopros da UFRJ; dos Duos Da Matta-Fagerlande, Adour, e,  Gubert Ribeiro -UFMT-;  do Conjunto de Sax da UFRJ; do Quinteto Experimental da UFRJ; do Coral Sacra Vox; do Grupo de Percussão da UFRJ e da Orquestra Sinfônica da UFRJ.

Meri Fraga