Palácio da Liberdade, em BH, recebe exposição “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil”

O estado de Minas Gerais está exibindo, desde 26/04, os manuscritos das partituras dos quatro mais importantes hinos brasileiros: Hino Nacional; da Independência; da Bandeira; e da Proclamação da República. Todo este acervo ficará em exposição inédita no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. Também integram a exposição “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil” composições históricas, como o Hino da Feliz Aclamação de D. João VI e a Estrela do Brasil.

Os manuscritos originais estavam arquivados na Biblioteca da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na capital fluminense. Esta é a primeira vez que esses documentos saem do Rio de Janeiro. Aterrissaram em Minas em 19 de abril, durante a semana da Inconfidência – mais uma celebração brasileira. O material ficará exposto até 7 de setembro. Em seguida, os documentos serão restaurados e encaminhados para Brasília.

“Cada hino pontua a história do Brasil e sentimentos de uma época e representa um sentido de nação. Como contrapartida, o Arquivo Público Mineiro, que tem uma equipe especializada, vai fazer o restauro dos documentos, com a colaboração da Escola de Belas-Artes da UFRJ. Isso significa preservar o que é mais importante, que é a nossa história, a nossa formação enquanto nação. Ter o restauro de um documento tão importante resguarda que a posteridade possa conhecê-lo e mantém a nossa história viva”, enfatizou Marcelo Jardim, vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador geral do programa Arte de Toda Gente.

Nadejda Costa

A iniciativa, que abre as comemorações do Bicentenário da Independência, é organizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) em parceria com o programa Arte de Toda Gente, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música.

Hinos

Em 6 de setembro de 1922, o Decreto nº 15.671 oficializou a letra definitiva do Hino Nacional, escrita por Osório Duque Estrada em 1909. A música é de Francisco Manoel da Silva. O Hino da Bandeira, escrito pelo poeta Olavo Bilac, foi apresentado pela primeira vez em 1906. O Hino à Proclamação da República do Brasil é de 1890 e tem letra de Medeiros e Albuquerque e música de Leopoldo Américo Miguez. O mais antigo é o Hino da Independência, composto pelo próprio D. Pedro I, em 1822.

Como visitar?

Durante a semana, a exposição estará disponível para visitas das escolas. Já aos sábados e domingos, o público em geral poderá ter acesso ao local. Os ingressos serão disponibilizados às quintas e sextas-feiras para as visitas aos fins de semana. Os horários de visitação são às 10h, 11h, 13h, 14h e 15h.