Orquestra Sinfônica da UFRJ se apresenta no Salão Leopoldo Miguez em 29/05

osufrj20240529

Em 29 de maio, às 19 horas, a Orquestra Sinfônica da UFRJ retorna ao palco do Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, para mais um concerto da sua centésima temporada.

No segundo concerto sob a direção dos alunos do curso de Bacharelado em Regência Orquestral, a Orquestra Sinfônica da UFRJ inicia o programa com a Abertura em Ré, de José Maurício Nunes Garcia, uma de suas poucas obras puramente instrumental, já que foi essencialmente um compositor sacro. Composta em data incerta, é conhecida hoje por ter sobrevivido através de cópia manuscrita do acervo de Manoel José Gomes, mestre de banda da cidade de Campinas e pai de Carlos Gomes. José Maurício, aliás, tinha grande admiração pela obra de Mozart, representado no programa do concerto pela Sinfonia no29 em Lá maior, composta em 1774, no período em que ainda vivia em sua cidade natal, Salzburg, a serviço do Arcebispo local, antes de se mudar para Viena. O programa finaliza com a Suíte para cordas, de João Guilherme Ripper, obra escrita em 2020 por encomenda do Projeto Sinos. De linguagem neoclássica, alterna movimentos contrastantes que remetem tanto à música brasileira quanto à suíte barroca, finalizando inclusive com uma fuga.

A entrada é gratuita e a apresentação está marcada para as 19h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, que fica na Rua do Passeio, 98, próximo à estação Cinelândia do metrô.

1- José Maurício NUNES GARCIA (1767-1830) – Abertura em Ré CPM 232 (c.1811) 6’

2- W. A. MOZART (1756-1791) – Sinfonia no29 em Lá maior K201 (1774) 22’