Error
  • The template for this display is not available. Please contact a Site administrator.

Orquestra de Sopros da UFRJ faz concerto no Salão Leopoldo Miguez em 08/07

orquestradesopros 240708

Em 08/07, a Orquestra de Sopros da UFRJ realizará seu terceiro concerto da temporada 2024, no Salão Leopoldo Miguez. A apresentação terá como destaque a participação dos alunos do Bacharelado em Regência de Banda e dos mestrandos do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música - PROMUS da Escola de Música da UFRJ.

O programa é formado por obras brasileiras compostas originalmente para bandas de música e bandas sinfônicas, de diferentes períodos e estilos.

A primeira obra do concerto, "Abertura para Banda", de Ernani Aguiar, foi escrita em 2013 e estreou no mesmo ano, justamente com a Orquestra de Sopros da UFRJ. A obra foi uma encomenda do governo do Estado do Rio de Janeiro para o concurso de bandas realizado no Teatro João Caetano. Será apresentada também os "In Mutemur Habitu", de José Maurício Nunes Garcia, obra escrita originalmente para coro misto e que ganhou transcrição para banda sinfônica do professor Marcelo Jardim.

Em homenagem ao ilustre compositor e professor da Escola de Música, José Siqueira, serão apresentadas também duas valsas, “Sonhando” e “Noite de Primavera”, ambas escritas com o pseudônimo de Juca Siqueira. O compositor teve sua história ligada às bandas, uma vez que ele aprendeu música em uma banda da sua cidade, onde seu pai era o regente. Siqueira estudou posteriormente no Rio de Janeiro, com Francisco Braga, Paulo Silva e Walter Burle Max.

A segunda parte do concerto contará com a apresentação de duas vertentes de pesquisa do PROMUS, com as obras "Esmeralda", de Pedro Alves, "Paisagens Capixabas", de Hugo Rocha, e "Montanhas Capixabas", de Marcelo Rauta, todos os três compositores do Estado do Espírito Santo. Essas peças compõem o trabalho de mestrado desenvolvido por Friedman Fernandes no PROMUS, com orientação do Prof. Marcelo Jardim. O concerto se encerra com a regência de Gabriel Dellatorre, regente assistente, professor substituto e também aluno do PROMUS, que apresenta duas obras: "Essa ponte é de Safena", samba do compositor Everson Moraes, trombonista da Orquestra Sinfônica e Orquestra de Sopros da UFRJ; e "Duda no Frevo", de Senô, obra composta em homenagem ao compositor e arranjador José Ursicino da Silva, mestre Duda.

A pesquisa de Dellatorre, orientada pelo Prof. Marcelo Jardim, é direcionada para a edição e gravação de cinco obras de Duda, compositor que cada vez mais se estabelece como um dos mais importantes compositores de frevo de todos os tempos, e que foi agraciado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Pernambuco.

A entrada é gratuita e a apresentação está marcada para as 19h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, que fica na Rua do Passeio, 98, próximo à estação Cinelândia do metrô.

 

PROGRAMA

Ernani Aguiar - Abertura para Banda (ed. Marcelo Jardim)
Prof. Marcelo Jardim, regente

José Maurício Nunes Garcia - In Mutemur Habitu (transcrição Marcelo Jardim)

José Siqueira - Sonhando (Revisão e ed. Marcelo Jardim)
Marco Antonio Figueiredo, aluno graduação

José Siqueira - Noite de Primavera (Revisão e ed. Marcelo Jardim)
David Fernandes, aluno graduação

Paulo Alves - Esmeralda (Revisão e ed. Fredman Fernandes)

Hugo Rocha - Paisagens Capixabas

Marcelo Rauta - Montanhas Capixabas (estreia mundial)
· Lagarto Azul: a lenda da Pedra Azul
· O Frade e a Freira: a lenda do amor proibido
· O Penedo: a lenda do gênio aprisionado
Fredman Fernandes, mestrado PROMUS

Everson Moraes - Essa Ponte é de Safena

Senô ((Senival Bezerra Do Nascimento) - Duda no Frevo
(arr. Marcos Ferreira Mendes, ed. Gabriel Dellatorre)
Gabriel Dellatorre, mestrado PROMUS

 

A Orquestra de Sopros da UFRJ

A Orquestra de Sopros da UFRJ fez seu primeiro concerto em 26 de outubro de 2005 e, desde o final de 2007, apresenta de forma ininterrupta temporadas regulares de concertos, com programação intensa da obra brasileira e mundial para banda sinfônica. O grupo foi responsável por importantes estreias de obras de compositores nacionais e primeiras audições na Brasil do repertório internacional escrito especificamente para banda sinfônica e orquestra de sopros. A orquestra é formada por alunos de graduação do bacharelado em instrumentos de sopros e de percussão da Escola de Música da UFRJ, inscritos na disciplina de Prática de Orquestra e por técnicos funcionários. Como projeto de extensão, atende também alunos provenientes de projetos sociais da cidade do Rio de Janeiro. Outra importante função é sua atuação direta no suporte ao bacharelado em Regência de Banda, oferecido pela EM/UFRJ desde 2011. Entre seus principais objetivos está proporcionar o desenvolvimento da prática de conjunto a partir dos conceitos orquestrais, difundir a literatura brasileira e internacional para a formação de banda sinfônica, orquestra de sopros e sopros orquestrais, atuar no desenvolvimento técnico musical de seus integrantes a partir da prática de banda e orquestra. Em 2009 gravou o CD “A Obra para Orquestra de Sopros de Heitor Villa-Lobos” e em 2017 o CD ao vivo “Dobrados para o Itamaraty”. Em 2017 e 2019, atuou como grupo residente do Simpósio Funarte-UFRJ para Bandas, e desde sua organização, tem participado dos Panoramas de Música Brasileira Atual.