Organista e compositor, Alexandre Rachid mostra o seu fascínio pela improvisação

O professor Alexandre Rachid é o destaque de mais um vídeo de “Presente aqui de casa”. Organista e compositor, ele mostra nesta edição do projeto um pouco de sua faceta como improvisador.

“Os organistas são os músicos eruditos que mantêm a tradição da improvisação, oriunda dos pequenos espaços musicais que necessitavam ser preenchidos nas Missas e nos Cultos de modo repentino”, lembra.

Convidado a visitar há dois anos a fábrica Rigatto & Filhos, o resultado foi uma série de criações que demonstram as potencialidades do órgão transportável construído integralmente com tecnologia nacional pela empresa, localizada em Lindóia, cidade incrustada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo.

São duas peças: improvisação de um Trio Ornamentado e de uma Toccata Contemporânea.

Alexandre Rachid

Organista, pianista e compositor nascido no Rio de Janeiro; professor adjunto de Órgão da Escola de Música da UFRJ. Doutor em Composição pela UNIRIO, orientado pelo renomado compositor Ricardo Tacuchian. Compôs o primeiro Concerto para Órgão e Orquestra do Brasil, tendo sido executado em 11 de agosto de 2014 com a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ). Bacharel e Mestre em Órgão pela UFRJ, com tese sobre a “Messe de La Pentecôte” de Olivier Messiaen, para órgão, na classe de Gertrud Mersiovsky. Bacharel em Composição na classe de Marisa Rezende.

Nadeja Costa

Medalha de Ouro em Órgão pela UFRJ, com louvor e por unanimidade. Finalista do Concurso Internacional de Improvisação ao Órgão e ao Piano, de Montbrison (França). Compôs a obra “Ave Maria” para Coro e Orquestra, para ser executada por ocasião da vinda do Papa João Paulo II ao Rio de Janeiro, tendo sido executada em estreia mundial em 1997, com a OSUFRJ e Coro da Universidade Católica de Petrópolis sob regência de Ernani Aguiar. Participou do Concurso Internacional “Queen Elisabeth”, na Bélgica, com a obra “Rondó Brilhante” para Piano e Orquestra, com estreia mundial pela OSUFRJ em 2000, sob a regência do maestro André Cardoso, tendo ao piano Giulio Draghi.

Sua obra “Variações sobre um Tema Chinês”, para Piano, foi estreada na China, no Grande Teatro da Universidade de Pequim, em 2007, pela pianista brasileira radicada em Londres, Clélia Iruzun, e foi estreada no Brasil em agosto de 2012, com transmissão ao vivo, pela Rádio MEC do Rio de Janeiro, do programa Sala de Concerto, com direção de Lauro Gomes. Em 2014 compôs a obra para piano "Variações sobre o tema dos barqueiros do Rio Volga" dedicada ao amigo, professor e pianista Giulio Draghi, com estreia no mesmo ano, na reinauguração da Sala Cecília Meirelles, Rio de Janeiro. Estreou no XXVIII Panorama da Música Brasileira Atual a obra “Raphsodie sobre o tema “Ite Missa est, Alleluya”, para órgão solo, em 2016”.

Atualmente é o Curador da Série Internacional de Órgão da UFRJ.

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.