Ópera Studio apresenta primeiros concertos

Ópera Studio UFRJ, projeto discente interdisciplinar, que reúne alunos das Escolas de Música, Comunicação, Belas Artes e Educação Física e Desportos, apresenta dias 28, 29 e 31 de maio, no Salão Leopoldo Miguez, seus primeiros espetáculos. O programa destaca em forma de concerto a ópera O Gato de Botas, de Xavier Montsalvatge. A entrada é franca.

cartaz

Horários. O Gato de Botas, dia 28/5 (15h e 19h), 29/5 (19h) e 31/5 (15h e 19h). Uma Educação Incompleta, dia 14/6 (15h e 19h) e 15/6 (15h e 17h30h).

Nos dias, 14 e 15 de junho, também com entrada franca, é a vez de Uma Educação Incompleta, de Emmanuel Chabrier. A classificação etária recomendada é 12 anos para ambos espetáculos.

O Gato de Botas

O Gato de Botas (El Gato con Botas) é uma ópera em um ato e cinco cenas, com partitura de Xavier Montsalvatge, figura chave da música espanhola da segunda metade do séc. XX, e libreto de Néstor Luján. Baseada no conto homônimo de Charles Perrault foi composta no verão de 1947 e estreou no ano seguinte em Barcelona.

O enredo conta a história de um jovem moleiro que, após a morte do pai, recebe de herança apenas um gato; mas não um animal comum - racional e falante, ele promete felicidade e fortuna a seu dono em troca de chapéu, espada e um par de botas.

A direção musical é de Fabiano Muniz; e a direção cênica, de Antonio Ventura.

Segundo os realizadores, o espetáculo é uma defesa desavergonhada dos livros e da imaginação. Tanto para crianças quanto para adultos.

Uma Educação Incompleta

Uma Educação Incompleta (Une Éducation Manquée) é uma opereta em um ato e 9 cenas com música de Emmanuel Chabrier e libreto em francês de Eugène Leterrier e Albert Vanloo. Composta em 1878-79, a obra, ambientada no século XVIII, é uma opereta leve e viva, estilo em que Chabrier se destacou.

Infelizmente hoje pouco encenada a obra foi, a seu tempo, apreciada por compositores do calibre de Ravel, Hahn e Messager.

A opereta cômica conta a história do Conde Gontran, que teve uma educação de extrema qualidade e abrangência. Porém, quando subitamente de vê casado com sua prima, Hélène, percebe que não tem conhecimento sobre certos assuntos primordiais para a noite de núpcias. Sua educação está incompleta!

No elenco, Luciana Burger e Sarah Salotto encarnam Gontran de Boismassif, papel escrito para soprano “en travesti”; Kássia Lima e Renata Vianna, Hélène de la Cerisaie, mezzo-soprano; e Paulo Maria e Ricardo Abreu, Maître Pausanias, baixo.

Mais informações na página do Ópera Studio no Facebook.

SERVIÇO
Salão Leopoldo Miguez, Rua do Passeio, 98. (21) 2240-1441. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entrada Franca.