Ópera do Malandro, de Chico Buarque, ganha roupagem atual em espetáculo no Leopoldo Miguez

Depois de enorme sucesso no Fundão, a Escola de Música (EM) recebe sexta e sábado a montagem da Ópera do Malandro realizada pelo Coral do Centro de Tecnologia, uma oficina do programa de extensão “Qualidade de Vida” da decania. Escrita por Chico Buarque de Holanda, em 1978, a peça é um marco do teatro brasileiro.

ICartaznspirada na Ópera Dos Mendigos, de John Gay, e em A Ópera Dos Três Vinténs, de Bertold Brecht e Kurt Weill, faz uma crítica ácida a diversas facetas da sociedade brasileira.

A montagem comemora os 13 anos de atividade do Coral, composto por estudantes e servidores, e os 75 anos de Chico Buarque. A direção musical é de Alberto Nery, estudante da EM e coordenador do grupo, e a direção cênica de Maíra Lana.

Segundo esclarece Nery em entrevista ao site da Adufrj, “exploração” e “hipocrisia” aproximam a obra da atualidade. “O uso de pessoas interpretando objetos, nas cenas, é uma crítica à passividade da população”, destaca.

Com duas horas e meia de duração, o espetáculo manteve tom crítico da peça, mas incorporou elementos da sociedade contemporânea, como o auxílio de aparelhos celulares. A versão original se passa na década de 1940, tendo como pano de fundo a legalidade do jogo, a prostituição e o contrabando.

Clássicos da MPB como Geni e o Zepelim, Pedaço de Mim e A Volta do Malandro ganharam também uma roupagem mais moderna. O cenário e figurino foram compostos em parceria com o curso de Direção Teatral e com a Escola de Belas Artes.

SERVIÇO
Salão Leopoldo Miguez. Rua do Passeio, 98. Lapa - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20.021-290 21 2240-1441. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entrada Franca, com senhas distribuídas uma hora antes. Dia 29, às 19h, e 30 de novemvro, às 17h30.

(Foto de capa de Massis Sousa).