Error
  • The template for this display is not available. Please contact a Site administrator.

O I Congresso de Pedagogia e Performance Coral na Semana do Aniversário de 175 anos da Escola de Música

Com coordenação de Juliana Melleiro Rheinboldt e Maria José Chevitarese, fruto do Projeto Um Novo olhar, parceria entre a UFRJ e a Fundação Nacional das Artes-FUNARTE-, o I Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ tem por data os dias 18, 19 e 20 de agosto do ano em curso.

Com a participação de 300 inscritos, vindos das mais diferentes regiões do Brasil e até de Portugal, todas as atividades desse congresso serão desenvolvidas na Escola de Música, situada na Rua do Passeio, 98, Lapa.

   Nadeja Costa
 
  Da esq. para dir.: :Juliana Melleiro Rheinboldt e Maria José Chevitarese

A conferência de abertura do congresso, que tem por título "Pedagogia e performance coral", será proferida por Carlos Alberto Figueiredo Alberto Figueiredo-RJ-, no horário de 9:00h às 10:30h . E de sua estrutura em seu primeiro dia fazem parte: a “Oficina de Técnica Vocal”, ministrada por Lúcia Passos-RS-; a “Oficina de Regência e Dinâmicas de Ensaio”, dada por Isabela Sekeff-DF–, e, a “Oficina de Prática Vocal Cantando com as Comilanças”,  que será aplicada por Juliana Melleiro Rheinboldt -RJ, Jefferson Sini-SP- e Karelin Cavallari-SP-.

A palestra intitulada “Contribuições do Projeto Um Novo Olhar (FUNARTE e EM-UFRJ) ao Canto Coral” será proferida por Marcelo Jardim- EM-UFRJ-, coordenador geral dos Projetos Funarte-UFRJ, entre os quais o Projeto Um Novo Olhar.

E após esta palestra, no horário das 18:00 às 18h45 serão lançados os livros: “Rebolinho de Maniva: histórias dos 30 anos dos corais do Colégio São Vicente”, de Patrícia Costa; “Canções para ouvir e sonhar”, de Vladimir Silva e Sabrina Cipriano; “Fazer musical em movimentos: o corpo sonoro e os cantos de trabalho na Educação Básica”, de Lélia Campos Soares e, “Cantando com as comilanças”, de Juliana Melleiro Rheinboldt, Jefferson Sini e Karelin Cavallari.

Nesse primeiro dia do congresso, às 19:00h,  serão três os corais responsáveis pelos concertos, no Salão Leopoldo Miguez. Com regência de Juliana Melleiro Rheinboldt e o pianista Renan Santos, o primeiro a se apresentar será o Coral Infantil da UFRJ, que tem por monitoras Eloá Frem e Caroline Ribeiro.

Com regência de Maria José Chevitarese, tendo por pianista, André Santos e como monitora, Pâmella Malaquias, no concerto dos Corais Infantil e Infantojuvenil da UFRJ, acontecerá a estreia da obra Vamos brincar de música, do compositor Tim Rescala, dedicada a Maria José Chevitarese e a estes dois coros.

Valéria Matos é a regente do Conjunto Sacra Vox-EM-UFRJ- que encerrará os concertos do dia 18 de agosto. A preparação vocal coube a Veruschka Mainhard, o pianista será Rafael Lima e a assistente Miriã Valeriano.

O segundo dia do I Congresso de Pedagogia e Performance Coral da UFRJ, 19 de agosto, tem seu início com a mesa-redonda "Escolha de repertório: aspectos pedagógicos e performáticos", com as exposições de Maria José Chevitarese- RJ- e Júlio Moretzsohn –RJ-  e Mediação: Juliana Melleiro Rheinboldt-RJ-.

A esta mesa-redonda seguirão a Oficina de Técnica Vocal, ministrada por Lúcia Passos-RS- e a Oficina de Regência e Dinâmicas de Ensaio, aplicada por Isabela Sekeff –DF-.

No período compreendido entre 15:30h e 17:00h , em diferentes salas da Escola de Música, serão apresentados os 25 trabalhos científicos que foram selecionados por membros do Comitê Científico e pareceristas das seguintes Universidades: UFRJ, UNICAMP , FAMES, UFCG, UFBA, UFRGS,  UFSCAR, California State University, Stanislaus, USA, UNIRIO, UNESP, UFMS, UFSJ, UFOP, UnB, UFPE, UFRGS, UFSCAR, UNESP, USP, UNICAMP;  UniSant’Anna e UniCESUMAR.

Às 17:30h, no Salão Leopoldo Miguéz , com regência e direção musical de Kaique Stumpf , o primeiro concerto será do Coral Ars e Anima-RJ-. A este concerto, seguirá o do Coral São Vicente a Cappella-RJ-, com direção e regência de Tatiana Machado, assistência de direção e preparação vocal, de Danilo Frederico; direção cênica de Patrícia Costa; monitoria de Lucas Linder; e comunicação e redes sociais de Lucas Menezes.

O último dia do congresso tem início com a mesa-redonda intitulada "Formação do regente coral", com a participação dos especialistas Eduardo Lakschevitz -RJ- e Vladimir Silva-PB- e mediação de Juliana Melleiro Rheinboldt-RJ-.

Após esta mesa-redonda serão realizadas as Oficinas de: Técnica vocal, ministrada por  Lúcia Passos–RS-, e a de Regência e Dinâmicas de Ensaio, administrada por Isabela Sekeff–DF-.

No horário das 15:30h às 17:00h será realizada a  leitura de repertório por  Isabela Sekeff-DF-.

Às 17:00h, a interpretação dos programas dos últimos concertos do I Congresso de Pedagogia e performance Coral, na Semana de Aniversário da Escola de Música da UFRJ, será o do Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos-RJ-, do Grupo Vocal Boca que Usa-RJ-  e do Madrigal Contemporâneo-RJ-.

O Coro de Câmara da Escola de Música Villa-Lobos realizará seu concerto sob a direção geral e regência de José d’Assumpção Jr; direção musical de José d’Assumpção Jr. e Dani Ramalho; preparação cênica de Aline Gomes, preparação vocal, de Dani Ramalho e figurino, de Carlos Almeida.

O Grupo Vocal Boca que Usa tem regência musical compartilhada e seu preparador vocal é Bruno dos Anjos.

Danielly Souza é a regente e a diretora musical do Madrigal Contemporâneo.