Error
  • The template for this display is not available. Please contact a Site administrator.

Nota de pesar pelo falecimento do violoncelista Antonio Meneses

É com profundo pesar que a comunidade acadêmica da Escola de Música da UFRJ recebeu, em 3 de agosto, a notícia do falecimento do violoncelista Antonio Meneses.

Nascido no Recife em 1957, criado no Rio de Janeiro e radicado na Europa desde a juventude, Meneses foi um dos mais célebres solistas e cameristas de sua geração. Após vencer os concursos de Munique e Tchaikovsky, ele iniciou uma carreira de sucesso que inclui a colaboração com as mais importantes orquestras e maestros do mundo.

Em 16 de março de 2015, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, em sessão solene do seu Conselho Universitário realizada no Salão Leopoldo Miguez, outorgou-lhe o título de Doutor Honoris Causa, maior benemerência concedida pela Universidade.

O músico havia sido diagnosticado em junho com gliobastoma multiforme, um tipo agressivo de tumor cerebral, e faleceu na Basileia, Suíça, aos 66 anos.

A Escola de Música e toda a sua comunidade acadêmica solidarizam-se com os familiares e amigos de Antonio Meneses, manifestando sua solidariedade neste momento tão difícil.

 

Ronal Xavier Silveira

Diretor da Escola de Música da UFRJ

3 de agosto de 2024