Nota de pesar pelo falecimento da pianista Maria Josephina Mignone
- Details
- Published: Thursday, 18 July 2024 13:26
É com profundo pesar que a comunidade acadêmica da Escola de Música da UFRJ recebeu, em 18 de julho, a notícia do falecimento da pianista Maria Josephina Mignone.
Maria Josephina nasceu em Belém. Começou os estudos no piano da avó, que lhe abriu o caminho para a paixão pelo instrumento. Teve aulas no Instituto Gentil Bittencourt e, em seguida, matriculou-se no Conservatório Carlos Gomes. Após vencer um concurso da instituição, ganhou bolsa para seguir ao Rio de Janeiro, onde seria aluna de Magda Tagliaferro e Arnaldo Estrella. Foi professora da Academia Lorenzo Fernandez, onde conheceu o maestro Francisco Mignone, ex-professor de regência da Escola de Música da UFRJ. Com os anos, além da carreira como solista e professora, Maria Josephina deu início, ao lado da filha Anete Rubin, ao lançamento da Coleção Mignone, que já conta com mais de uma dezena de discos, nos quais o amplo repertório de Mignone foi gravado por Maria Josephina, pelo próprio compositor e por outros intérpretes. Maria Josephina Mignone também lançou o livro Cartas de Amor, com correspondências de importância histórica trocadas com o marido que revelam impressões sobre o meio musical, o carinho que tinha pela família e discussões sobre música.
A Escola de Música e toda a sua comunidade acadêmica solidarizam-se com os familiares e amigos de Maria Josephina Mignone, manifestando sua solidariedade neste momento tão dolorido.
Ronal Xavier Silveira
Diretor da Escola de Música da UFRJ
18 de julho de 2024