Música perde dois regentes para a pandemia

A música de concerto do Brasil perdeu nessa semana dois importantes regentes. Na tarde desta quinta-feira (26) morreu aos 64 anos a maestrina Naomi Munakata. Na noite anterior, dia 25, também faleceu em São Paulo o maestro Martinho Lutero Galati de Oliveira, aos 66 anos.

Reprodução

Acima, Naomi Manukata, em foto no Theatro Municipal de São Paulo. Abaixo, Martinho Luterano.

Informações indicam que ambos morreram devido a complicações decorrentes da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus.

Naomi Munakata

Nascida em Hiroshima, Munakata se mudou para o Brasil ainda na infância. Ela iniciou os estudos musicais ao piano com quatro anos de idade e começou a cantar aos sete, no coral regido por seu pai. Estudou violino, harpa e formou-se em Composição e Regência em 1978 pela Faculdade de Música do Instituto Musical de São Paulo.

Atualmente, ocupava o cargo de regente titular do Coral Paulistano Mário de Andrade, do Theatro Municipal de São Paulo. Antes disso, foi diretora da Escola Municipal de Música de São Paulo e do Coral Jovem do Estado, além de regente titular do Coro da Osesp, de 1995 a 2015.

Entre vários prêmios foi agraciada como Melhor Regente Coral pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA).

Martinho Lutero

Nascido em Governador Valadares (MG), Martinho Lutero dedicou sua trajetória à música coral. Aos 16 anos criou o Coro Luther King, que completou 50 anos em atividade em 2019. O coro recebeu prêmios como o da APCA, tendo se apresentado em países como a Itália, Portugal, França, Alemanha, Cuba, Angola e Tunísia.

O maestro também desenvolvia trabalho na Itália, onde criou o coro Cantosospeso e era professor no Instituto di Musicologia di Milano e na Libera Università di Lingue e Comunicazione. Nos anos 1980, trabalhou na África, onde criou a Associação Cultural Tchova Xita Duma, em Maputo, Moçambique.

Entre 2013 e 2016 foi diretor artístico do Coral Paulistano. Era cidadão milanês emérito, o único brasileiro a receber a honraria além de Carlos Gome.

(Com informações da ABM e de sites de notícias)