176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Música e política é tema de conversa com docente da EM

Sexta-feira tem o bate-papo virtual da AdUFRJ, associação sindical que representa os docentes da UFRJ. Quem vai puxar a conversa esta semana é o professor da Escola de Música (EM) Samuel Araújo, que vai falar sobre música e política.

3030adufrgmusicaepoliticaPara participar é fácil, a partir das 17h15 você envia uma mensagem para o WhatsApp da AdUFRJ (21) 99365-4514 pedindo para participar e nós te enviamos o link de acesso à nossa sala no ZOOM.

Se você ainda não conhece o aplicativo, acesse zoom.com e instale em seu computador ou celular.

Samuel Araújo

Samuel Araújo (Rio de Janeiro, 24 de agosto de 1952) é um etnomusicólogo, professor e instrumentista.

Ainda na infância demonstrou grande interesse e talento musicais, tendo participado de eventos e de programas de televisão como cantor-mirim.

Foi discípulo do grande compositor e pesquisador César Guerra-Peixe, com que estudou composição e arranjo; do grande mestre herdou a veia investigativa sobre as relações entre música, cultura e sociedade.

Um dos maiores especialistas mundiais em samba, tendo se formado em educação musical pelo Instituto Villa-Lobos (que pertencia à FEFIERJ, hoje UNIRIO). Fez o mestrado e o doutorado nos EUA, na University of Illinois School of Music, sob a orientação do grande etnomusicólogo Bruno Nettl.

Desenvolve intensa atividade acadêmica e cultural com projetos reconhecidos internacionalmente pelo alcance social, ao estudar e dar voz às manifestações artísticas populares numa perspectiva profundamente dialógica e democrática. Criou e até hoje coordena o grupo Musicultura, resultado de uma parceria entre a UFRJ e intituições sediadas no Complexo da Maré, com contínuo apoio de órgãos de fomento públicos e de empresas.

Em suas iniciativas artísticas, criou o Rancho Flor do Sereno e a Orquestra de Baile Tira o Dedo do Pudim, onde até hoje atua como arranjador, compositor, cantor e violonista.

É professor Titular da EM, onde leciona desde os anos 90 e dirige o Laboratório de Etnomusicologia da UFRJ, continuação do trabalho iniciado na primeira metade do século XX por Luiz Heitor Corrêa de Azevedo.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)