176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Moção de pesar da EM pela morte de Nelson Freire

O diretor da Escola de Música acabou de emitir (1/11) moção de pesar pelo falecimento do pianista Nelson Freire. A íntegra da nota pode ser lida abaixo e o original aqui.

 

MOÇÃO DE PESAR

A Escola de Música da UFRJ, através de sua Egrégia Congregação, manifesta as suas condolências pelo falecimento do Ilustre pianista Nelson Freire na data de hoje , em sua residência no Rio de Janeiro. Pelo trabalho profícuo em levar a música em sua mais esplendorosa forma de excelência, a diversas partes do Brasil e do mundo, Nelson Freire angariou a simpatia e a admiração de todos que tiveram a oportunidade de vê-lo e de escutá-lo em apresentações ao vivo ou através das centenas de gravações. Em 2011 tivemos a honra de agraciá-lo com o título de doutor honoris causa da UFRJ, em belíssima e concorrida cerimônia no Salão Leopoldo Miguez e em 2017 a oportunidade de tê-lo como solista da Orquestra Sinfônica da UFRJ, em concerto no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Inegavelmente, Nelson Freire foi um dos mais brilhantes pianistas de seu tempo e sua memória permanecerá viva, com seu nome no panteão dos grandes artistas da humanidade.

Que esta homenagem seja transmitida a todos os familiares, como reconhecimento da Escola de Música da UFRJ por todo o seu legado e pela jornada deste grande artista brasileiro.

Rio de Janeiro, 1 de novembro de 2021.

Ronal Xavier Silveira
Escola de Música da UFRJ
Diretor

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)