Live apresenta programação do II Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil Um Novo Olhar – CIMUCI

Para marcar o início das inscrições para o II CIMUCI, que será realizado em outubro, o projeto Um Novo Olhar promove neste dia 18/9, às 15h, uma live com transmissão pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube. Iniciativas fazem parte da parceria entre Funarte e UFRJ.

2021cimuciUma live reunindo quatro professores-regentes marca a abertura das inscrições para o II Congresso Internacional de Música Coral Infantojuvenil – Um Novo Olhar – CIMUCI, que será realizado de 14 a 17 de outubro de 2021. Na ocasião, será apresentada a programação da segunda edição do Congresso, que abordará os caminhos plurais da atividade coral, reunindo diversas instituições e profissionais nacionais e estrangeiros. O projeto Um Novo Olhar é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de usa Escola de Música. A live contará com interpretação em libras.

O II CIMUCI será realizado em formato remoto e oferecerá palestras, mesas redondas, workshops e três oficinas em formato híbrido. Todas as atividades serão transmitidas pelo canal do YouTube Arte de toda Gente, no Youtube. São também realizadores do Congresso a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), o Lar Donato Flores, de Tatuí, São Paulo e a Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), e parceiros a Nova Associação Brasileira de Regentes Corais – Abraco e a Asociacion de Directores de Coro de la Republica Argentina – Adicora. A comissão organizadora do evento é composta por Ana Lúcia Gaborim (Campo Grande-MS), Luís Gustavo Laureano (Votorantim-SP), Maria José Chevitarese (Rio de Janeiro-RJ) e Paulo Paraguassú (Vitória-ES). As inscrições poderão ser feitas no site www.umnovoolhar.art.br.

Os participantes da live

Maria José Chevitarese – Coordenadora das ações de canto coral do Projeto Um Novo Olhar e Professora de Canto Coral da UFRJ.

Ana Lúcia Gaborim – Professora de Regência da UFMS

Luiz Gustavo Laureano – Professor e Regente do Coral do Projeto Espaço Feliz – Lar Donato Flores

Paulo Paraguassu – Professor da Faculdade de Música do Espírito Santo – Fames

O projeto Um Novo Olhar

O objetivo do projeto Um Novo Olhar é promover a acessibilidade e a inclusão de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de shows e oficinas, vídeo podcasts (vodcasts) e "lives" sobre arte e acessibilidade e uma série de publicações, a iniciativa tem também como alvo ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências. O trabalho integra o programa Arte de Toda Gente, desenvolvido em conjunto pela Funarte e pela UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade.