176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

In-Versos interpreta Francisco Mignone

O grupo UFRJ In-Versos interpreta, em mais um vídeo do projeto Presente aqui de casa, "Cantiga de Ninar", música de Francisco Mignone e letra de Sybika, pseudônimo de Sylvia Autuori. As gravações foram realizadas em março e abril, no início da quarentena decretado pela UFRJ. O arranjo é do professor Celso Ramalho.

Para Ramalho “Mignone compôs uma canção que comemora a simplicidade e sutileza da vocalidade presente nas cantigas de ninar, um canto de invenção e fantasia, dizendo o que embala no riso ou no choro, mostrando o que cuida e consola”.

Participam do vídeo Carol Fernandes, Isaac Newton Rozendo, Calebe Pereira, Artur Gouvêa, Pietro Marchiori e Thays Souza, estudantes de graduação e de pós-graduação Escola de Música (EM).

In-Versos

 aspas

Cantiga de ninar

Canto baixinho uma velha canção de ninar.
Ponho com carinho sobre teus olhos a mão devagar.
E quando tu dormires cançado,
Ficarei toda a noite ao teu lado a ninar.

Era uma vez a princesa que canta ao luar.
Tinha nos olhos essa cor verde infinda do mar.
E quando ela chegou tudo ria,
E quando ela partiu tudo triste ficou... a chorar.

Sybika

O grupo vocal-instrumental UFRJ In-Versos surgiu a partir do projeto de extensão “Comemorando a canção como reunião poética originária”, continuidade do “Música Surda” (2001-2018), iniciativa encabeçada pelo professor Antonio Jardim.

O projeto, atualmente coordenado pelo professor Celso Ramalho e Paulo de Sá, propõe considerar a canção como poesia cantada, localizando-a no âmbito dos estudos poético-literários. Uma forma de compreendê-la a partir de seu movimento originário; isto é, anteriormente a cisão entre música e poesia.

O UFRJ In-Versos, que integra também o projeto de extensão, apresenta os resultados das ações de criação e performance, Os arranjos e composições são originais. Para o grupo, cantar a poesia é resgatar o seu sentido originário – ser cantada, ser canção.

“Presente Aqui de Casa” 

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office. 

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.

 

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)