Gertrud Mersiovsky interpreta Bach

A organista e professora Gertrud Mersiovsky (foto) se apresenta nesta terça-feira (04) no Salão Leopoldo Miguez. Mersiovsky, nascida na Guatemala e com formação musical na Itália e Alemanha, é responsável pela orientação da maior parte dos organistas brasileiros. Ela atualmente está com 86 anos de idade e executará um programa totalmente dedicado a J. S. Bach.

Foto: Nadejda Costa
 gertrudmersiovsky

O concerto, marcado para às 18h30 e com entrada franca, integra a Série Internacional de órgão da UFRJ / Concertos Tamburini.

A série recebe o nome do instrumento, instalado na Escola de Música desde 1954. Com 4.620 tubos, quatro manuais, pedaleira e 52 registros reais foi construído pela Fabbrica D'Organi Comm. Giovani Tamburini da cidade de Crema (Itália), fundada pelo organeiro Giovanni Tamburini (1857-1942) em 1893. O Órgão Tamburini, que passou por várias reformas ao longo do tempo, é um dos poucos instrumentos do gênero instalado em uma sala de concertos no Brasil.

A curadoria é do professor Alexandre Rachid.

Gertrud Mersiovsky é formada em Órgão, Cravo e Piano pela Escola Superior de Música de Freiburg, Alemanha, com Walter Kraft e Fritz Neumeyer; e Órgão e Composição pela Academia Santa Cecília de Roma sob orientação de Fernando Germani. Doutora em Música pela UFRJ (Tese: "O Órgão da Escola de Música da UFRJ"). Bolsista do DAAD/CAPES no Intercâmbio Científico entre Brasil e Alemanha para Professores Doutores e Pós-Doutores, com publicação da obra "Organo Pleno e Retórica Musical nos Prelúdios e Fugas de Johann Sebastian Bach", dentre outras publicadas também no Brasil e na Alemanha.

Professora de Graduação e Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ lecionou no Conservatório Nacional de Lisboa e realizou masterclasses, cursos e palestras no Mozarteum de Salzburg e em Universidades no Brasil, Argentina, Uruguai e México.

SERVIÇO
Salão Leopoldo Miguez, Rua do Passeio, 98. (21) 2240-1441. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entrada Franca.

Dia 04 de junho de 2018 – 18h30
Salão Leopoldo Miguez

SÉRIE INTERNACIONAL DE ÓRGÃO DA UFRJ / CONCERTOS TAMBURINI 2019

JOHANN SEBASTIAN BACH (1685-1750)