Exposição “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil” é destaque no Jornal Nacional

Em 14/05/2022, a exposição “Já Raiou a Liberdade: Hinos do Brasil” foi destaque no Jornal Nacional. Até 7 de setembro, data em que se comemora o bicentenário da Independência do Brasil, o Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, exibirá um acervo de manuscritos das partituras dos quatro mais importantes hinos brasileiros: Hino Nacional; da Independência; da Bandeira; e da Proclamação da República. Também integram a exposição composições históricas, como o Hino da Feliz Aclamação de D. João VI e a Estrela do Brasil.

Os manuscritos originais estavam arquivados na Biblioteca da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na capital fluminense. Esta é a primeira vez que este material saiu do Rio de Janeiro. Logo após o término da exposição, os documentos serão restaurados e encaminhados para Brasília.

“Cada hino pontua a história do Brasil e sentimentos de uma época e representa um sentido de nação. Como contrapartida, o Arquivo Público Mineiro, que tem uma equipe especializada, vai fazer o restauro dos documentos, com a colaboração da Escola de Belas-Artes da UFRJ. Isso significa preservar o que é mais importante, que é a nossa história, a nossa formação enquanto nação. Ter o restauro de documentos tão importantes resguarda que a posteridade possa conhecê-los e mantém a nossa história viva”, enfatiza Marcelo Jardim, vice-diretor da Escola de Música da UFRJ e coordenador geral do programa Arte de Toda Gente.

A iniciativa, que abre as comemorações do Bicentenário da Independência, é organizada pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) em parceria com o programa Arte de Toda Gente, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com curadoria de sua Escola de Música.