Entre amigos: EM reúne coros infantis e infanto-juvenis

A Escola de Música (EM) reúne na próxima terça-feira (7), no Salão Leopoldo Miguez, quatro coros infantis e infanto-juvenis. Intitulado “Entre Amigos”, o encontro está marcado para às 19h e tem entrada franca.

No programa, um pouco de tudo - folclore brasileiro e judaico, tradição oral africana, arranjos de clássicos da MPB, além de obras de compositores consagrados como Villa-Lobos e Georges Bizet

Participam o Coral Alegria, o Coro Infanto-Juvenil da Escola de Música da Rocinha; e, da EM, o Coral Infantil da Escola de Música e o Coral Infantil da UFRJ.

A coordenação do evento é da professora e maestrina Maria José Chevitarese.

Os corais

coralalegria2019coralinfantil
 Corais participantes do evento. Coral Alegria (acima) e Coral Infantil da UFRJ (abaixo)

cartazentreamigos

O Coral Alegria, fundado em 2004, é formado por jovens das comunidades da Rocinha, do Parque da Cidade e de Vila Canoas, contando atualmente com cerca de 30 integrantes. O grupo se apresentou em diversos espaços e eventos. Em seu repertório, peças de Mozart, Haendel, Villa-Lobos, Edino Krieger, W Henriques, canções de outros países, ao lado obras do folclore brasileiro e da MPB.

Coro Infanto-Juvenil da Escola de Música da Rocinha. Desde 1995 a Escola de Música da Rocinha mantém a atividade de Canto Coral para crianças, adolescentes e jovens. O grupo trabalha com repertório variado que engloba tanto a música popular quanto a erudita e a de tradição oral, e já integrou diversos festivais no Rio de Janeiro e em outras cidades como Campos, Teresópolis, São Paulo, dentre outras. Entre as gravações, destaque para a participação nos CDs da Orquestra Filarmônica do Rio de Janeiro (1998) e dos músicos Branco Melo (Titãs) (2001), Joanna (2002), João Bosco (2002), Luís Melodia (2002) e Vanessa da Mata (2004); e em 2001 lançou pela gravadora Sony Music o seu primeiro CD: PAZ – Coro da Escola de Música da Rocinha, trabalho que gerou renda para o projeto e para quatro creches da comunidade. No cinema, o grupo participou do filme Apolônio Brasil – O Campeão da Alegria (2003), e na TV, de vários programas.

O Coral Infantil da Escola de Música da UFRJ foi criado em março de 2019, tendo como objetivo atender as crianças que estudam em escolas regulares no horário da tarde. O coral tem regência de Pamella Malaquias, aluno do curso de Pós-graduação Profissional em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PROMUS).

Coral Infantil da UFRJ. Criado em 1989 é hoje um grupo consolidado, já tendo se apresentado junto às principais orquestras brasileiras. Com mais de 450 apresentações em seu curriculum o grupo já participou das montagens de Tourandot, La Bohème e Tosca de Puccini, Carmem de Bizet, Hansel und Gretel de Engelbert Humperdinck, Mefistófoles de Arrigo Boito, Flauta Mágica de Mozart, Macbeth de Verdi, Billy Budd e War Requiem de Benjamin Britten, Mandu Çarará, Magdalena e Magnificat Alleluia de Villa-Lobos, cantata O Menino Maluquinho de Ernani Aguiar, Carmina Burana de Carl Orff, 3ª Sinfonia de Mahler, Te Deum de Berlioz e On the Transfigurations of Souls de John Adams no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Atuou nas comemorações do Bi-centenário da Independência da Argentina, realizando concertos em Buenos Aires. Em 2018 de Coração Concreto de Ronaldo Miranda, na Sala Cecilia Meireles e em 209 do programa de estreia da nova temporada do programa Blim, Blem , Blom da Rádio MEC, com o ancora Tim Rescala.

SERVIÇO
Salão Leopoldo Miguez, Rua do Passeio, 98. (21) 2240-1441. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Entrada Franca. 7 de maio, 19h.

ENTRE AMIGOS

Auxiliares: Pamella Malaquias e Valéria Correia

The Lord Bless you and Keep you
Jonh Rutter