EM sedia em novembro Simpósio Funarte–UFRJ de Bandas de Música

A Escola de Música (EM) sedia entre 18 e 25 de novembro a segunda edição do Simpósio Funarte-UFRJ de Bandas Musicais – “A Banda é uma Escola”. O evento integra o Projeto Bandas de Música, uma parceria da Fundação Nacional de Artes (Funarte) com instituições de cultura estaduais, municipais e universidades. Na extensa programação, um pouco de tudo: concertos, recitais, mesas-redondas, palestras, master classes e oficinas.

Fotos: Reprodução
 2019spokbandas2019spokbandas
  Acima, Spok, com seu saxofone. Abaixo, Mestre Duda.

Bate-papo com Marcelo Jardim

2019marcelojardimConversamos com o Maestro Marcelo Jardim,  Consultor pedagógico e diretor artístico dos Painéis Funarte de Bandas de Música.

EM: Qual a importância da realização de eventos deste porte?

MJ: No momento atual, é de extrema importância mostrarmos como a democratização do acesso à arte, cultura e informação se dá, através da universidade pública, de qualidade e gratuita, com o cuidado para que a sociedade seja envolvida nas ações de capacitação e desenvolvimento da pedagogia de ensino e educação musical para as novas gerações.

EM: Como tem se dado o seu envolvimento com as bandas?

MJ:  Tenho atuado no segmento durante toda a minha vida profissional, e meu ingresso na universidade ampliou significativamente minhas possibilidades de contribuir simplesmente criando possibilidades para que as pessoas possam estar juntas por um objetivo comum. O apoio ao processo de desenvolvimento pedagógico e artístico da banda de música e banda sinfônica deve ser tratado de forma sistemática pelo poder público e com o suporte nosso, do meio acadêmico. Dessa forma, podemos observar que as oportunidades de acesso ao bem educacional se torna exponencial. Tenho certeza que muitos colegas, não somente da EM, mas de praticamente todas as universidades federais concordam com essa ideia global e têm na banda de música do interior um manancial de conhecimentos e ao mesmo tempo laboratório cíclico para a continuidade da ação. Temos que atuar para a melhoria das condições de ensino da música para as crianças e jovens em todo o Brasil, e é possível observarmos a presença de bandas de música em todo o país. Cidades com 10, 20 e 30 mil habitantes, muitas vezes contam com 3 ou 4 bandas, e com isso podemos perceber que temos um sistema de conexões musicais que pode e deve ser estimulado para os próximos anos.

Sob a direção artística e pedagógica de Marcelo Jardim, docente e Diretor Artístico da EM, o simpósio conta, no âmbito da UFRJ, com apoio do Proart, programa de incentivo cultural do Fórum de Ciência e Cultura, e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS), além da Escola de Música.

Maestro Duda, nome artístico de José Ursicino da Silva, é o compositor homenageado dessa edição; e o saxofonista e incansável divulgador do frevo Spok, o artista convidado.

Mesas-redondas, cursos, workshops e concertos

As mesas-redondas contam com convidados nacionais de peso. Entre eles, o Maestro Duda, maestro Marcos Sadao Shirakawa (diretor artístico da Banda Sinfônica do Exército Brasileiro), Rosana Lemos (coordenadora do Projeto Bandas da Funarte), Lélio Alves (maestro da Banda Sinfônica Faetec de Marechal Hermes e Professor da UFBA), Lelis Gerson (diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes).

Os cursos e workshops mobilizam professores da EM e da UNIRIO, além de solistas nacionais consagrados como Spok (diretor musical da Spok Frevo Orquestra), Adelson Silva (baterista da Spok Frevo Orquestra), José Vieira Filho (manutenção de instrumentos de sopros), Marcelo Jardim (regência), Paulo Aragão (arranjo), Eduardo Monteiro (flauta), Júlio Merlino (saxofone), Philip Doyle (trompa), João Luis Areias (trombone), Everson Moraes (trombone), Albert Khattar (tuba), Pedro Sá (percussão).

Concertos estão programados com a Orquestra de Sopros da UFRJ, UFRJazz Ensemble, Banda Sinfônica da Faetec de Marechal Hermes, Banda Sinfônica da Guarda Municipal, Banda Sinfônica do Exército, Banda de Música de Cordeiro.

Projeto

Entre setembro e outubro, se realizou rico intercâmbio sociocultural entre os músicos participantes dos três painéis componentes do Projeto, desde Jaguaribe (Ceará), passando por São Luís (Maranhão) e Nova Mutum (Mato Grosso).

Sete encontros pré-bienais também compõem o Projeto-2019. As cidades-sedes são Porto Alegre (RS), Jaguaribe, São Luís (MA), Nova Mutum (MT), Mogi das Cruzes (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM). Estes encontros objetivam a comunicação entre associações e sociedade musicais, bem como filarmônicas e bandas de música e o compartilhamento de conhecimento e experiências exitosas. No Rio de Janeiro, a pré-bienal ocorre em 20/11.

Criado em 1976, o projeto reconhece a banda de música como verdadeiro patrimônio cultural e uma das maiores manifestações musicais do Brasil. Cabe às instituições parceiras propor iniciativas permanentes de reforço do papel estratégico das bandas civis em nossa cultura e de desenvolvimento da formação dos músicos.

Inscrições

Para participação no encontro pré-bienal, nos cursos e no simpósio é preciso se inscrever através meio de formulário eletrônico disponível em www.simposiobandasufrj.com. Dúvidas e informações, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.