Em comemoração a seu centenário, UFRJ lança edital de seleção para composição de obra sinfônica

O Fórum de Ciência e Cultura e o Departamento de Composição da Escola de Música da UFRJ, em parceria com a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), lançam edital para seleção de obra sinfônica, que será executada durante as comemorações dos 100 anos da Universidade, celebrados em setembro deste ano.

Nadejda Costa

Confira o edital com todos os critérios de participação.

O concurso, que conta com financiamento do Programa de Apoio às Artes (PROART), é aberto a compositores brasileiros, sendo vedada a participação de servidores da própria UFRJ. As obras devem ser inéditas e ter entre 10 e 12 minutos de duração. O vencedor receberá um prêmio no valor de R$20 mil, um certificado de premiação e terá a obra estreada pela Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ).

As inscrições são gratuitas e vão até 29 de maio. O resultado final do concurso será publicado no dia 26 de junho de 2020.

"A iniciativa de se comemorar o centenário de nossa Universidade com uma nova obra sinfônica é das mais louváveis. O estímulo à criação de novas obras musicais é essencial para o desenvolvimento cultural e artístico do país”, afirmou o professor Alexandre Schubert, chefe do Departamento de Composição da Escola de Música. “O edital, ao contemplar não somente um prêmio em dinheiro, mas também a apresentação da obra vencedora pela Orquestra Sinfônica da UFRJ em concerto público, torna ainda mais importante e significativo o concurso, afinal a arte e a cultura devem estar acessíveis a todos. A Universidade cumpre a sua missão de estimular a cultura e oferecer à sociedade o resultado de altíssima qualidade artística”, completou ele.

Dúvidas e outros esclarecimentos podem ser obtidos através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.