Em 19/07, UFRJazz Ensemble se apresenta no Salão Leopoldo Miguez

Em 19 de julho, a UFRJazz Ensemble apresentará o concerto “Tempos Difíceis — os ritmos do mundo” no Salão Leopoldo Miguez, da Esola de Música da UFRJ.

O repertório contará, entre outras, com obras de Hermeto Pacoal, Carlos Almada, Milton Nacimento e Lourenço Buarque e Dave Brubeck, além de peças compostas pelo regente do grupo, professor Julio Merlino.

A UFRJazz Ensemble foi criada a partir da implementação do curso de graduação em saxofone pelo professor José Rua. Formado por alunos da Escola de Música da UFRJ, além de músicos convidados. O grupo possui um vasto repertório, que abrange desde obras originais de compositores do século XX, como Stravinsky e Bernstein, até clássicos da música popular brasileira, com diversos arranjos feitos especialmente para o conjunto. Vários músicos já atuaram como convidados da UFRJazz, destacando-se o trombonista Raul de Souza, Hermeto Pascoal, Jovino Santos Neto, Júlio Barbosa, Gilson Peranzzetta, Carlos Malta, Nivaldo Ornelas, Guinga, entre outros.

A UFRJazz Ensemble gravou seu primeiro CD em 1997 com o título de "Jazz na Universidade", em que interpretava composições dos mais importantes compositores contemporâneos americanos. Foi considerado o melhor CD do gênero gravado por uma big band no Brasil. Para comemorar seus dez anos, a UFRJazz lançou seu segundo CD com o título "UFRJazz Ensemble interpreta Júlio Barbosa", o primeiro de uma série, que registrou compositores populares brasileiros de valor acadêmico. Seu último CD, "Paisagens do Rio", foi lançado em 2006, por ocasião do aniversário de 70 anos da Rádio MEC com o patrocínio da Petrobrás.

A entrada é gratuita e a apresentação está marcada para as 19h, no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, que fica na Rua do Passeio, 98, próximo à estação Cinelândia do metrô.

Segue o programa do concerto:

Tempos Difíceis — os ritmos do mundo

(Part. especial: Lukas Gernet, piano - SUI)

1) Suite Norte Sul Leste Oeste (Hermeto Pascoal, arr. Wolfgang Perez)
2) Diáspora (Carlos Almada)
3) Tombo in 7/4 (José Neto, Flora Purim e Diana Moreira; arr.: Julio Merlino)
4) Blue Rondo a la Turk (Dave Brubeck, arr.: Julio Merlino)
5) 1,375 (Julio Merlino)
6) Passo a Passo (Lourenço Buarque)
7) Nova Cidade (Julio Merlino)
8) Cravo e Canela (Milton Nascimento e Lô Borges; arr.: Julio Merlino)

UFRJazz 2024.1:

Saxofones
Rodolfo Fontoura, Ezequiel Candida, Jhonatan Spitz, Lucas Marins (monitor), Misael Silveira, Eduardo de Barros (monitor).

Trompetes
Gelydson Maciel, Lucas Tavares, Thiago Elias.

Trombone
Fernando Abner

Guitarras
Ícaro Cardoso (monitor), João Vitor Botelho, Guilherme Nishijima, Lourenço Buarque.

Baixo
Victor Lyra