Egressos da EM brilham em concurso na UFF

A Escola de Música (EM) brilhou no recente concurso para músico da Universidade Federal Fluminense (UFF). Todos os cinco flautistas finalistas são egressos da instituição.

flute 600px compressor
 Os professores Eduardo Monteiro e Afonso Oliveira (sentados, ao centro) com alunos da turma de 2019 do bacharelado em flauta.

Lincoln Sena, Paula Martins, Rômulo Barbosa, Rubem Schuenck e Sammy Fuks são os aprovados na seleção de vaga para Flauta/Música Sinfônica. O resultado, porém, será divulgado apenas em janeiro, após a prova de títulos.

A prova de títulos definirá ordem final de classificação, mas pelo edital, se abrirem cinco vagas durante os próximos dois anos, todos serão aproveitados.

Trabalho em equipe

Comemorando o resultado, o professor Eduardo Monteiro lembra que o curso de flauta, hoje bacharelado, é um dos mais antigos da EM e remonta ao século XIX. Alguns finalistas, como Fuks (1996) e Schuenck (2007), se formaram há mais de uma década, outros em anos mais recentes. Todos, entretanto, desenvolvem importantes carreiras, afirma.

“O êxito desse trabalho, segundo o docente, resulta de uma série de circunstâncias positivas, a principal formarmos uma equipe coesa, que apoia diretamente os alunos: o professor Afonso Oliveira, que enfatiza o repertório orquestral em nosso programa; Flávio Augusto, grande pianista; Clara Albuquerque e Eduardo Antonello, importantes cravistas; além de mim. Esse trabalho vem permitindo resultados melhores a cada ano e contribui decisivamente para o sucesso de nossos alunos no que, na falta de expressão mais adequada, podemos chamar mercado musical”.

Monteiro destaca a flexibilidade do Bacharelado em Flauta. “Ainda que nosso perfil priorize o sinfônico e a música de câmara, temos alunos com carreira na música popular, pois nosso programa oferece certa abertura para essa modalidade, e tanto a técnica como a pedagogia do instrumento servem praticamente a qualquer estilo”, conclui.