Error
  • The template for this display is not available. Please contact a Site administrator.

De 24 a 26/04, XX Semana do Cravo na UFRJ celebra duas décadas de contribuições ao cenário musical brasileiro

No ano de 2004, o cravista e professor Marcelo Fagerlande iniciava um movimento inovador na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro: a criação da Semana do Cravo. Vinte anos depois, este evento pioneiro continua a ser o único do gênero no país, proporcionando um espaço de debates e intercâmbio tanto artístico quanto científico entre professores e alunos das instituições brasileiras que oferecem ensino do instrumento.

A Semana do Cravo de 2024, que ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de abril na EM/UFRJ, celebrará as primeiras duas décadas de atividades deste importante marco no calendário musical nacional. Este encontro, que tem crescido ao longo dos anos, conta agora com a parceria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desde 2019, e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desde 2021. Além disso, as cravistas e professoras Mayra Pereira e Maria Aida Barroso têm sido colaboradoras fundamentais para o sucesso do evento.

O cravo sempre fez parte da história da música brasileira e parece que era jogado para debaixo do tapete. A primeira Semana veio quatro anos depois da criação do curso de cravo na Escola de Música da UFRJ, em 2000. Eu tinha ido estudar fora em 1982 exatamente porque não havia bacharelado por aqui no instrumento; me tornei professor da Escola de Música em 1995 já com a intenção de criar o curso. Afinal, a UFRJ é uma instituição centenária, que guarda toda a história do cravo no Brasil. Não foi fácil criar o curso. Hoje em dia, o corpo docente é superantenado, mas na época havia resistência e desconhecimento. Tudo o que é desconhecido sofre preconceito. E a minha ideia da Semana veio nesse embalo de valorizar o que se faz aqui, e não só lá fora. Desde o início, foi abraçada por todos. É o momento de trocar experiências, divulgar pesquisas, trabalharmos juntos para o cravo se adaptar à nossa realidade. Mas um impor tante fator da longevidade da Semana do Cravo é ser um evento relativamente concen trado em poucos dias, um formato que fosse viável a alunos vindos de longe. Mais do que grandiosidade, a continuidade e o conteúdo de qualidade e inovação. Hoje, vejo que se criou um belo espírito de trupe, de imensa colaboração”, explicou o professor Marcelo Fagerlande em recente entrevista à Revista Concerto, ao comentar sobre a longevidade alcançada pelo evento.

Um dos pontos altos da programação deste ano é o lançamento de um volume comemorativo contendo a tradução para o português do "Método de Baixo Contínuo ao Cravo", de autoria de L. Bourmayan e J. Frisch. Esta obra didática, que até então estava disponível apenas em francês, foi publicada por uma equipe de renomados profissionais, incluindo Marcelo Fagerlande, Mayra Pereira, Maria Aida Barroso, Luciana Camara, Daniele Barros e Ilma Lira. O volume será disponibilizado gratuitamente em formato impresso e digital, para download nos sites dos programas de pós-graduação da Escola de Música: PPGM e PROMUS.

Além disso, mesas-redondas dedicadas ao ensino do cravo, atividades de acompanhamento ao instrumento e pesquisas recentes contarão com a participação de especialistas renomados, incluindo Helena Jank, Alessandro Santoro, Ana Cecilia Tavares, Pedro Persone, Isabel Kanji, Beatriz Pavan, Luciana Camara, Mayra Pereira, Maria Aida Barroso, Eduardo Antonello e Clara Albuquerque, entre outros.

Recitais com jovens cravistas das instituições participantes também estão previstos, destacando o talento e a dedicação dos estudantes envolvidos.

O apoio da FAPERJ reforça a importância desta iniciativa para o desenvolvimento do cravo e seu ensino no Brasil. Ao longo dos anos, diversas instituições já participaram deste evento, desde a sua criação, incluindo UFPE, UFJF, UNICAMP, UNIRIO, UFRGS, UFESC, USP, CEP-Escola de Música de Brasília, Instituto Gustav Ritter (GO) e Conservatório de Tatuí, além da própria UFRJ. O encontro também já teve o privilégio de receber convidados de instituições estrangeiras, como a Escola Superior de Música de Karlsruhe, IReMus (Paris-Sorbonne, CNRS), Centro de Música Barroca de Versailles (França), Conservatório Nacional Superior de Música e Dança de Paris, Universidade McGill (Montreal), Conservatório Real de Haia, Conservatório Claude Debussy (Paris) e Conservatório Erik Satie (Paris).

Um dos objetivos principais da Semana do Cravo tem sido contribuir com a bibliografia em português dedicada ao instrumento, além de promover o encontro entre professores e alunos de diversas partes do país. Este evento, que já se consolidou como um marco na história da música brasileira, continua a desempenhar um papel fundamental na promoção e no aprimoramento do cravo e de seu ensino no país.

Serviço

XX Semana do Cravo

Dias 24, 25 e 26 de abril de 2024 (horários na programação a seguir)

Coordenação: Marcelo Fagerlande

Organização: Mayra Pereira e Maria Aida Barroso

Local: Escola de Música da UFRJ

Edifício Ventura Corporate Towers

Av. República do Chile, 330

21o andar, Torre Leste

Centro - Rio de Janeiro, RJ

Entrada Franca

Para mais informações: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Dia 24 de abril de 2024, quarta-feira

14h30 Mesa redonda I

A didática do ensino do cravo em Universidades brasileiras

Helena Jank, UNICAMP

Luciana Câmara, UFPE

Marcelo Fagerlande, UFRJ

Mayra Pereira, UFJF

Mediação: Maria Aida Barroso, UFPE

17h30 Recital I

Participantes e programa a determinar

Dia 25 de abril de 2024, quinta-feira

10h00 Mesa redonda II

O acompanhamento ao cravo em instituições brasileiras

Isabel Kanji, EMESP

Fany Souza Lima, Conservatório de Tatuí, SP

Eduardo Antonello, UFRJ

Mediação: Clara Albuquerque, UFRJ

12h00 Manutenção de cravos

Conversa com Cesar Tessarin

14h00 Mesa redonda III

Lançamento do Método de Baixo Contínuo ao cravo (Bourmayan e Frisch)

Daniele Barros, UFPE

Ilma Lira, UFPE

Luciana Câmara, UFPE

Maria Aida Barroso, UFPE

Mayra Pereira, UFJF

Marcelo Fagerlande, UFRJ (e mediador)

17h30 Recital II

Participantes e programa a determinar

Dia 26 de abril de 2024, sexta-feira

10h00 Mesa redonda IV (híbrida)

(aberta para inscrições)

Mediação: João Vidal, UFRJ

14h00 Mesa redonda V

A didática do ensino do cravo em Instituições de nível médio

Beatriz Pavan, Instituto Gustav Ritter, GO

Ana Cecilia Tavares, CEP-EMB

Carlo Arruda, Conservatório de Tatuí, SP

Alessandro Santoro EMESP

Mediação: Patricia Michelini, UFRJ

17h30 Recital III

Participantes e programa a determinar

 

XIX Semana do Cravo Insta 1