Congresso Africanias discute relações entre escritura e oralidade

A Escola de Música (EM) promove dias 18, 19 e 20 de setenbro o I Congresso Africanias. O evento, que engloba a III Jornada Africanias, discutirá o tema “Escritura e Oralidade” em relação com diversos campos da música.

2019cartazafricanias

Programação e Caderno de Resumos.

A iniciativa do Congresso é do Grupo de Pesquisa Africanias UFRJ, que propõe a compreensão da presença africana nos diferentes gêneros da música brasileira, através do estudo sistemático, contando com a participação de pesquisadores de diferentes áreas e instituições.

Andrea Adour, coordenadora-geral, destaca o caráter interdisciplinar do evento:

− Para o I Congresso e III Jornada Africanias UFRJ, propomos um intercâmbio com outras áreas de conhecimento e bem como lugares onde a interferência africana foi bastante relevante. Para tanto, são nossos convidados a professora Sônia Queiroz (Faculdade de Letras da UFMG), o professor Hector Tascón (Música – Uiversidad del Cauca, Colômbia), o professor Diego Fernandez (Escola Samba Preto) e Josivaldo Pires (História – UFBA).

Origem do termo

O termo africania, explicitado por Yeda Pessoa de Castro, “designa o legado linguístico-cultural negroafricano … que se converteu em matrizes partícipes da construção de um novo sistema cultural e linguístico que, no Brasil, se identifica como brasileiro”. Diversos povos africanos provenientes de diferentes etnias, línguas e culturas, que aqui se encontraram, entoaram seus cantos e construíram seus instrumentos, manifestando sua presença em sons no novo mundo. Desde o século XVI há documentos e relatos que apontam o encantamento provocado por esta cultura nos relatos dos viajantes. O encontro entre tais saberes e a música de origem europeia foi campo de interesse de diversos compositores, em diferentes gêneros e estilos musicais e possibilitou a composição de amplo repertório onde podemos perceber o eco da presença africana.