Concerto Sinos destaca obras inéditas de Alexandre Schubert e Mateus Araujo

Estreia nesta sexta-feira, 21 de maio, às 18h, o terceiro recital da temporada 2021 da série Concertos Sinos, do Sistema Nacional de Orquestras Sociais. Na apresentação, as cordas da Orquestra Sinfônica da UFRJ interpretam duas obras inéditas, especialmente encomendadas para o Repertório Sinos aos compositores Alexandre Schubert e Mateus Araujo. O Sinos é uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música. O concerto estará disponível no site www.sinos.art.br e no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

Walda Maques (esq.) e obias Volkmann (dir.)

A primeira das duas obras é Brasiliana nº 4, de Alexandre Schubert e tem quatro movimentos, que simbolizam a diversidade da música brasileira. O primeiro é Maxixe, dança carioca do início do século XX. É seguido por Cantiga – que remete aos pescadores caiçaras – e termina com Bossa. A regência é de Tobias Volkmann.

A segunda peça, Suíte no3, de Mateus Araujo, tem por subtítulo Brincadeiras de rua. A obra é inspirada pelos jogos com que as crianças se divertem ao ar livre, como Amarelinha, Bola de gude, Esconde-esconde e Ciranda, terminando numa animada partida de Futebol. A regência é do próprio autor, Mateus Araujo.

Os regentes

Tobias Volkmann já esteve como convidado à frente de mais de 30 orquestras na Europa, Estados Unidos e América do Sul, foi maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e também principal regente convidado da Orquestra Sinfônica Nacional UFF.

Vencedor dos principais prêmios concedidos no Concurso Internacional de Regência Jorma Panula 2012 na Finlândia e no Festival Musical Olympus de São Petersburgo em 2013, Volkmann estreou na sala Gewandhaus de Leipzig em 2015 como convidado da temporada oficial do Coro e Orquestra Sinfônica da Rádio MDR.

Em poucos anos foi convidado a dirigir em concerto um grande número de orquestras, destacando-se entre elas a Orquestra Sinfônica Estatal de São Petersburgo, Filarmônica de Pilsen, Orquestra Sinfônica do Porto Casa da Música, Orquestra Sinfônica do Chile, Orquestra Sinfônica do Sodre, Orquestra Sinfônica Nacional do Peru, Orquestra Sinfônica Brasileira, Filarmônica de Minas Gerais e Petrobras Sinfônica.

Mateus Araujo é regente da Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, do projeto Ação Social pela Música no Brasil e já esteve à frente de orquestras como a Sinfônica Brasileira Jovem (2011 e 2012), da Sinfônica do Theatro da Paz, em Belém (2005 a 2009), da Sinfônica de Ribeirão Preto (2003 e 2004). Além de maestro, ele é compositor, pianista e violinista.

Nascido em São Paulo, iniciou seus estudos de música aos oito anos, e aos 13 já se apresentou como solista de piano da Osesp como vencedor do concurso Jovens Solistas. Foi violinista por 12 anos da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal de São Paulo e da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, da qual foi regente eleito em 1999 e 2000, tendo atuado ainda como convidado de diversas outras orquestras sinfônicas, no Brasil e no exterior.

Como compositor, desde 1994 tem apresentado suas obras orquestrais e arranjos para diversas formações, no Brasil e no exterior. Destacam-se a Suíte Brasileira, estreada no Carnegie Hall de Nova Iorque em 2008, Prelúdio, Fuga e Samba, apresentada no Lincoln Center em 2011, Bachmazonia (2012) estreada pela OSB no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Fantasia para Piano e Orquestra (2015) na Sala São Paulo.

O que são os Concertos Sinos

A série Concertos Sinos foi criada para veicular a produção artística dos projetos sociais, das orquestras brasileiras e do próprio Sistema Nacional das Orquestras Sociais. Por meio da série, em concertos presenciais ou virtuais, são também apresentadas ao público as obras criadas e editadas para o Repertório Sinos – ação que disponibiliza obras de compositores brasileiros de diferentes épocas e de todas as regiões do país. Os Concertos Sinos contam com a participação de diversas orquestras, solistas e maestros brasileiros, assim como de alguns dos compositores, que também participam com breves comentários sobre suas obras. Atualmente, os Concertos Sinos estão em sua segunda temporada e todas as apresentações da série estão disponíveis, tanto no site do projeto, quanto no canal Arte de Toda gente, no Youtube.

O projeto

Lançado em julho de 2020, o Sinos é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país. Para mais detalhes sobre o projeto visite o site www.sinos.art.br.