Clube do livro da BAN faz reunião online

O Nepomuceno Reads se reúne mais uma vez online nesta terça-feira, dia 26. Devido a quarentena decretada pela UFRJ para combater a proliferação do novo coronavírus, o Sars-Cov-2, o clube de leitura impulsionado pela biblioteca da Escola de Música e pensado para ser presencial migrou com toda força para a grande rede de computadores.

Pá de cal

aspasNão sabia quem era.
Não sabia seu nome. Não sabia o que tinha feito no dia anterior, muito menos nos antes dele.”
Pá de cal, Gustavo Ávila

Marcada para às 15 horas a live será transmitida pelo canal do Instagram (@nepomucenoreads) do clube, coordenado pela bibliotecária Mariana Barroso Saadi Leite e pela assistente em administração Suelen Fonteles Lyszy.

Será discutido Pá de cal, do escritor contemporâneo Gustavo Ávila. Nascido em 1983 em São José dos Campos, São Paulo, e vivendo atualmente em Florianópolis, Santa Catarina, publicou além dessa novela os livros O sorriso da hiena e, mais recentemente, Quando a luz apaga.

Nepomuceno Reads

A ideia do clube surgiu do desejo de falar sobre livros com um público mais amplo quando funcionárias da Biblioteca Alberto Nepomuceno, apaixonadas por literatura, se reuniram para conversar sobre obras, conta Fonteles. “Todo o resto aconteceu naturalmente, como o estabelecimento da marca Nepomuceno Reads e a criação de um Instagram literário com a intenção de alinhar a BAN às mídias sociais da atualidade”, lembra.

O Garatuja (1873), a primeira de uma série de crônicas dos tempos coloniais escrita por José de Alencar, inaugurou o clube em abril. Foi escolhida para homenagear o patrono da Biblioteca, e do clube, Alberto Nepomuceno – que, apaixonado pelo livro, compôs obra homônima, destaca.

Há uma grande preocupação com a seleção de obras. Os critérios são a facilidade ao acesso (domínio público, baixo custo da publicação); o interesse que desperta no público; e a capacidade de provocar reflexões durante a leitura e a discussão.

O livro de junho será A guerra dos mundos, de H. G. Wells. As próximas leituras ainda não estão definidas informa Suelen.

Como participar?

Para participar o interessado deve acompanhar as postagens no Instagram (@nepomucenoreads); ler o livro do mês e acessar a live. “É uma conversa, como se estivéssemos falando de livros entre amigos”, conclui.