Caroline Barcellos: Já pensou em ser um pianista acompanhador?

Caroline Barcellos, em mais um vídeo do projeto “Presente Aqui de Casa”, apresenta as possibilidades da profissão de pianista acompanhador, segundo ela uma espécie de orquestra particular de um cantor ou de outro instrumentista.

Barcellos, que exerce está função na Escola de Música (EM) e tem boa parte de sua formação ligada à instituição, chama atenção para a necessidade de oferecer opções sólidas de trabalho no âmbito musical. “O objetivo do vídeo e chamar atenção não só dos jovens que estão iniciando seus estudos no piano e estudantes de piano que pensam em trabalhar nessa área, como também pessoas que gostam de conhecer o que está envolvido em uma produção musical”, afirma.

Ela dá ainda uma dica aos jovens estudantes de piano. “Não deixe de perguntar ao seu professor mais informações sobre os passos necessários para se tornar um pianista acompanhador, e quais as possibilidades de trabalho nesse ramo”, destaca.

Caroline Barcellos

Caroline Barcellos iniciou seus estudos ao piano aos três anos de idade, e foi preparada por sua mãe, Matilde Barcellos, acordeonista e pianista, para entrar para o, atualmente extinto, Curso Técnico de Piano na EM, em 1991. Sete anos mais tarde, foi aprovada para o Bacharelado em Piano, período em que estudou com Patrícia Bretas. Nesse ínterim, descobriu o amor pela atual profissão cursando a disciplina “Acompanhamento ao piano”, ministrada por Lúcia Dittert, que indicou diversas oportunidades de treino nessa função, incluindo a experiência de acompanhar alunos do barítono Inacio de Nonno, professor de canto na mesma instituição.

Reprodução

Com o Mestrado em Piano orientado por Sônia Goulart concluído em 2006, continuou a trabalhar como pianista acompanhadora junto a cantores, violinistas, violonistas e outros instrumentistas. Tendo sido aprovada no concurso público da UFRJ em 2008, assumiu seu cargo em 2010, exercendo sua função na instituição onde passou a maior parte de sua vida.

Em 2014, participou do projeto "Ópera do meio-dia", do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, na ópera "La Cenerentola", atuando como "orquestra" da ópera. Atualmente, continua trabalhando na EM, especificamente no Departamento Vocal, atendendo à classes de canto, oficina de ópera e ao projeto "Ópera na UFRJ".

“Presente Aqui de Casa”

Atendendo diretrizes da Reitoria da UFRJ, que visam minimizar as possibilidades de contágio pelo novo coronavírus, o Sars-Cov-2, a Escola de Música (EM) está, como as demais unidades da universidade, em quarentena desde março. “Presente aqui de casa” é uma mostra de que, apesar de suspensas as aulas e os espetáculos, a instituição não se encontra paralisada. Ao contrário, muita coisa está sendo realizada em regime de home office.

A ideia é mostrar um pouco do que a EM faz através de vídeos curtos, muitos dos quais criados em regime de colaboração online e que reúnem alunos e servidores, tanto técnicos quanto docentes. A campanha, que visa tanto a comunidade interna como o público em geral, evidencia que a instituição, que vive e respira música, continua produzindo apesar das dificuldades.

Edições anteriores do projeto podem ser encontradas aqui ou na galeria de vídeos do site.